Temos recebido algumas perguntas mais técnicas, principalmente no Instagram, de como são feitas as fundações para os empreendimentos aqui da Tecverde. Vamos tentar explicar de uma forma prática, mas, se tiverem mais dúvidas, fiquem a vontade para enviar, em nossos canais de comunicação! 

Para os empreendimentos Tecverde a fundação utilizada, na maioria das obras, é do tipo radier armado. Nestes casos é utilizada uma armadura em tela soldada dupla e com vigas de borda, para aumentar sua rigidez. Eventualmente em regiões de solos moles ou menos resistentes, são adicionadas estacas escavadas sob os radiers, de forma a atender as solicitações estruturais.

Na execução, o processo se inicia com o nivelamento e compactação do solo. Em seguida, faz-se a montagem dos kits hidrossanitários, de elétrica e demais tubulações. Depois disso, é depositado um lastro de pedra britada e a lona, que possui a função de manter a água de amassamento na concretagem, além de funcionar como uma camada de proteção contra umidade ascendente. Por fim, é feita a montagem das armaduras conforme projeto e realizada a concretagem da fundação com posterior controle de cura do concreto.

Geralmente, um modelo de fundação tipo radier, é suficiente para nossos empreendimentos. Além de frequentemente ser uma solução mais eficiente em termos de custos, o radier possibilita uma execução mais ágil, com menor consumo de formas e também de mão de obra. Além disso, existem outras vantagens no uso desse sistema de fundação, como a redução de possíveis recalques diferenciais, não exige grandes movimentações adicionais de solo após a terraplenagem e possibilita um ambiente de trabalho muito mais organizado e limpo, pois as atividades seguintes já ocorrem sobre uma “laje” concretada!

É uma estrutura limpa, enxuta e com perfeito atendimento às Normas Técnicas brasileiras relativas ao desempenho estrutural das edificações.

Saiba mais:
>> Construção Industrializada: tendência para os próximos anos
>> A importância do wood frame no desenvolvimento da construção industrializada no Brasil
>> Os benefícios do wood frame para a construção civil Brasileira
Copyright © 2021
Ir para o topo