Ultimamente temos recebidos alguns questionamentos sobre porque escolhemos o wood frame como matéria-prima do nosso processo construtivo. Para sanar estas dúvidas, preparamos este material, que visa esclarecer alguns pontos sobre esta tecnologia.

O wood frame é um sistema construtivo amplamente utilizado em países como Estados Unidos, Alemanhã, Japão, Chile e Nova Zelândia, que foi desenvolvido para trazer mais celeridade às obras, aproveitando os recursos renováveis e com menos geração de poluentes.

Neste modelo construtivo, a estrutura é feita com madeira de florestas plantadas e certificadas. Aqui, conseguimos visualizar o primeiro benefício: Sustentabilidade. Com esta técnica é possível reduzir consideravelmente a emissão de gás carbônico para a atmosfera. Outro ponto importante a ser destacado é que quando utilizamos o wood frame no modelo de construção industrializado – como acontece aqui na Tecverde –, temos ainda o benefício de ter uma previsibilidade de utilização de materiais muito maior, evitando assim o desperdício e a geração de resíduos.

Fábrica Tecverde em Araucária, Paraná
 

Ainda na linha da sustentabilidade, temos a redução de 90% no uso da água, em todo processo construtivo. Um dos motivos desta redução é porque, neste modelo, não é realizada produção da argamassa (cimento, areia e água) para a estrutura e paredes, o que traz uma economia expressiva ao final da obra.

Falando especificamente da obra em si, temos uma construção mais leve e seca, o que demanda equipamentos menos robustos para transporte e armazenamento. Aqui, também conseguimos uma redução no uso de mão de obra no canteiro. Com isso, também é possível a redução dos custos indiretos e uma celeridade na evolução da obra já que o processo, no terreno, acaba sendo de montagem das peças já prontas e acabamentos, e não mais todo trabalho pesado da construção em alvenaria.

Obras Tecverde | Processo construtivo
 

Para o projeto, os benefícios estão num melhor planejamento de obra, pois, como o sistema é utilizado em escala industrial, é possível planejar rigorosamente as etapas da produção e cálculos de insumos.

Agora, para os moradores, o principal benefício percebido está na eficiência energética do sistema. Como a madeira possui baixa condução térmica, é possível ter uma melhor regulação de temperatura interna da residência, evitando o uso contínuo de equipamentos climatizadores, como ar-condicionado e ventiladores.  Ou seja, a casa ou apartamento torna-se um local mais agradável, com um conforto térmico superior às residências de alvenaria convencional.

Para a qualidade de vida, ainda podemos ressaltar o desempenho acústico das habitações em wood frame, que possuem uma excelente vedação de ruídos externos.

Outras Dúvidas

É importante ressaltar ainda, que no sistema construtivo em wood frame, desenvolvido pela Tecverde, a residência é produzida integralmente com paredes estruturais, podendo serem utilizadas da mesma maneira que as construções tradicionais e sim, é possível realizar fixação de móveis com tranquilidade.

Para quem tem dúvidas sobre áreas molháveis ou molhadas, os entrepisos e painéis de parede são pensados para otimizar o uso dessas regiões. São adicionados tratamentos na madeira destes locais, além do uso de membranas e revestimentos, que permitem o uso normal dos imóveis, sem preocupações com manutenções extras.

Cozinha e Banheiro do decorado do Residencial Brisa da Mata Park em Paulínia | Parceria entre Tecverde e Construtora HM
 

Outra dúvida que geralmente aparece é sobre a fachada: Não, ela não vai ter estética de casa de madeira. Tanto nos painéis internos quanto nos externos, são realizados acabamentos e revestimentos (gesso, placas cimentícias e etc.) que além de conferirem a proteção da estrutura, ainda finalizam a obra, deixando a residência com o aspecto tradicional.

Obras Tecverde. Clique aqui para conferir nosso portfólio completo

Ou seja, aliado a industrialização, o sistema de wood frame é mais rápido, versátil, econômico e sustentável, possuindo uma qualidade superior quando comparado aos produtos tradicionais, por isso, é o escolhido pela Tecverde, para modernizar cada dia mais a construção civil brasileira.   

 

Notícias Relacionadas

>> Industrialização off-site: Novo modelo de Negócio da Tenda

>> Autoridades governamentais conhecem Tecnologia Construtiva Tecverde

>> Baixe nossos e-books 

Copyright © 2021
Ir para o topo