Skip to main content

Autoridades governamentais conhecem Tecnologia Construtiva Tecverde

O déficit habitacional brasileiro ainda é um problema muito expressivo que necessita de meios para sua resolução. Calculado após a conclusão do Plano Estadual de Habitação de Interesse Social, coordenado pela Cohapar, o déficit habitacional paranaense pode chegar à 511.746 unidades. Os números contabilizam tanto a necessidade de produção de novas moradias, quanto as habitações que necessitam de regularização fundiária.

Os principais entraves, neste cenário, que podem ser considerados são: o tempo das obras e o custo elevado. Construir no Brasil é muito demorado e caro. Os sistemas convencionais não garantem a completa absorção da demanda e, em contrapartida, a população não consegue, muitas vezes, sustentar as parcelas de uma casa própria.

Sistema construtivo Tecverde ajuda na redução do déficit habitacional brasileiro

Para conhecer de perto as soluções apresentadas pela Tecverde, recebemos neste dia 10 de dezembro, a visita do governador do Estado do Paraná, Carlos Massa Ratinho Junior ao lado do ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho. 

“A ideia de trazer o ministro é justamente apresentar novas tecnologias. Esse projeto desenvolvido aqui no Paraná é pioneiro e pode agilizar um grande volume de casas, com rapidez, sustentabilidade, alta tecnologia e com preço acessível”, afirmou o governador.

Na visita, o CEO da Tecverde, Caio Bonatto, destacou que, por buscar uma produção de alta performance, copiando o modelo da indústria automobilística, a construção industrializada reduz em 85% os resíduos da obra e em 80% a emissão de CO2. Além disso, conta com total conforto térmico, diminuindo a conta de luz dos moradores.

“Tudo isso faz com que se ganhe velocidade, com menos desperdício e maior sustentabilidade. Para quem paga aluguel é a oportunidade de receber a casa própria antes, por isso a técnica se encaixa perfeitamente em programas de habitação social”, ressaltou Bonatto.

Participaram também da visita o secretário nacional de Habitação, Alfredo Santos; o secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Alexandre Lucas; do presidente da Cohapar, Jorge Lange; e os deputados federais Paulo Martins e Luiza Canziani.

 

 

Soluções e tecnologias

O sistema construtivo Tecverde foi desenvolvido a partir da tecnologia alemã e adaptado para a realidade brasileira. Neste sistema, que utiliza o woodframe como principal componente, temos a produção de praticamente 85% das residências em ambiente fabril, com um controle rígido de qualidade. Isto possibilita uma redução no tempo de obra de até 5 vezes. Ainda, é possível gerenciar de forma otimizada os recursos, evitando desperdícios e uma redução significativa nos custos indiretos de produção, já que a equipe fica em sua maioria, alocada na fábrica e uma pequena parcela executa os trabalhos em canteiro de obras.

A Tecverde é uma empresa focada em produtividade, sempre desenvolvendo novas soluções e tecnologias que permitem otimizar ainda mais o processo construtivo. Com toda tecnologia embarcada na produção, conseguimos construir uma casa em até 20 horas (3 dias de montagem) e um prédio de 4 pavimentos em 30 dias.

Com o processo construtivo off-site (fora do canteiro de obras) a construção ganha mais celeridade já que o sistema construtivo industrializado possibilita que as paredes, entrepisos e telhado saiam de fábrica prontos para montagem, sem a necessidade de “assentar” tijolos e cimento no canteiro de obras, garantindo menos tempo de obra e também uma menor geração de resíduos.

Outro motivo importante para este diferencial construtivo é o fato de que com a industrialização da obra, o ambiente fabril não fica sujeito às intempéries climáticas, ou seja, sem atrasos devido às chuvas, por exemplo.

Com o uso desta tecnologia, é possível desenvolver oportunidades, tanto para a melhoria do prazo de obra – e o cliente consegue mudar para a casa própria mais rapidamente – quanto para o custo de produção, que, com todas as economias a longo prazo, se torna mais viável. 

Fotos: Geraldo Bubniak/AEN

 

Saiba mais:

PMO: A unidade por trás dos ganhos de produtividade na construção
Inovação Tecverde | Banheiro Modular
Custos Indiretos: Um recorte da produção industrializada
 

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...

Industrialização traz inovação e sustentabilidade para a construção

27/03/2024
Nos últimos anos, o setor de habitação tem enfrentado grandes desafios como reduzir o déficit habitacional e se adaptar às...