Skip to main content

Espírito de Parceria e Tecnologia são estratégicos para construção de hospital em 33 dias

Hospital M'boi Mirim | Tecverde

Por Priscilla Fiorin para o blog da Autodesk Brasil

Com a necessidade de atender a população da comunidade de M`boi Mirim em São Paulo, por conta do avanço da Covid-19, as empresas Tecverde e Brasil ao Cubo foram desafiadas a projetar e construir um hospital permanente com 100 leitos em menos de 40 dias. A instituição será doada para a comunidade após o fim da pandemia.

O projeto foi pioneiro não apenas pela complexidade e agilidade, mas pelos processos e tecnologia aplicados na produção do mesmo.

A Tecverde tem desde sua inauguração, há 11 anos, a tecnologia como DNA. Seu propósito é criar processos de industrialização para a construção civil. Para isso, desde 2015 tem usado o software Autodesk Revit para criação e produção de sistemas modulares. Hoje esse processo está muito mais sofisticado. A Tecverde chega a “descontruir” projetos elétricos e hidráulicos a fim de levantar dados detalhados de componentes para que o orçamento da obra seja feito com precisão e evite-se o desperdício.

Quando a Brasil ao Cubo, construtech que tem como missão a aceleração da construção para entrega de projetos em curto prazo, foi chamada para este projeto, avaliou que a Tecverde, pela premissa do uso da tecnologia para agilidade e melhor aproveitamento de materiais, seria o melhor parceiro para atender às expectativas de cronograma com qualidade.

Com esse espírito de parceria, as empresas uniram a tecnologia da estrutura modular da Brasil ao Cubo com as informações dos sistemas elaborados pela Tecverde.

“Seria humanamente impossível executar uma obra tão complexa e em tempo tão limitado sem o uso da metodologia BIM (Building Information Modeling)”, afirma Pedro Moreira, diretor técnico da Tecverde.

Segundo Moreira, o uso do Revit para modelar as disciplinas de arquitetura e instalações, já adotado em outras obras executadas pela empresa, facilitou muito a integração de informações e a conexão de dados com o ERP.

“Sem isso seria impossível lidar com o fluxo de informações que a obra demandava”, conclui.

Na prática a obra acontecia simultaneamente em 4 frentes (estrutura, paredes, montagem e campo), com 100 pessoas envolvidas. Os módulos foram fabricados e montados nos estados de Santa Catarina e Paraná e levados por caminhões até São Paulo. A estrutura é toda feita em aço.

“Poucas empresas estão olhando para o futuro da construção como a Tecverde. A pré-fabricação aponta para os temas da sustentabilidade e da união de manufatura e construção, apoiadas no BIM. Só com essa visão de aplicação de tecnologia uma obra dessas é possível neste prazo”, afirma Ricardo Bianca, especialista técnico sênior da Autodesk Brasil.

O hospital foi financiado pela prefeitura de São Paulo, Gerdau, Einstein e Ambev.

Equipe da Tecverde envolvida no Projeto:

Projetos de Produção e Montagem

Eng. Civil Larriê Cardoso

Eng. Civil Caio Ferreira

Eng. Civil Jeferson Maeda

Projetos de Instalações Hidrossanitárias e Gases Hospitalares

Eng. Civil Jayme Andreatta

Projetos de Instalações Elétricas e Chicotes Elétricos

Eng. Civil Felipe Biffi

Projetos Executivos de Acabamentos (Arquitetura)

Arq. Felipe Ost

Estagiário Eng. Civil Ian Andruszewicz de Oliveira

Coordenação

Arq. Pedro Virmond Moreira

Confira nossa galeria

Outras notícias

Brasil é o quinto país no mundo com o maior número de construções ESG

18/11/2021
Fonte: GBC Brasil  A construção civil entrou de vez na dança do ESG (sigla em inglês para práticas ambientais, sociais e de governança)....

Tecverde e JN constroem o maior empreendimento industrializado off-site do Brasil

18/11/2021
A cidade de Cascavel, no Paraná, entrou definitivamente para a história da construção civil brasileira ao receber hoje o maior...

FILI 2021 reúne especialistas do mercado para debater futuro do setor

17/11/2021
Fonte: Estadão Online Fórum de inovação e liderança da incorporação trouxe temas como o avanço da digitalização na venda de...

Tecverde é destaque no Valor Econômico

17/11/2021
Tecverde terá mais duas fábricas nos próximos 4 anos Fabricante de casas de painéis com estrutura de madeira investirá até...