Skip to main content

RESIDÊNCIAS TECVERDE POSSUEM MAIOR ISOLAMENTO TÉRMICO E ACÚSTICO

Em termos de tecnologia a Tecverde é líder de mercado. Desenvolvida no Brasil pela Tecverde em parceria com a empresa alemã Homag-Weinmann, SENAI, FIEP, LP Brasil e com o apoio do banco Santander, a tecnologia Wood Frame é o que há de mais avançado em tecnologia construtiva sustentável para residências. Prova disso é sua presença em cerca de 90% das casas canadenses e suecas e em 75% das casas americanas.

A tecnologia Wood Frame é um dos sistemas mais eficientes do mundo para construção de habitações. Surgiu há mais de 100 anos na América do Norte com o intuito de possibilitar a construção de moradias com recursos naturais locais, de fácil manuseio e que possibilitassem conforto térmico tanto nas regiões frias como quentes dos Estados Unidos e Canadá. Com o tempo o sistema foi se aprimorando e ganhando novos elementos para aumentar ainda mais a durabilidade, segurança, conforto e desempenho das casas.

A tecnologia passou a ser aplicada em grandes proporções na Europa, África do Sul, Japão, Nova Zelândia, Chile, Mongólia, Indonésia, Austrália e agora no Brasil. O aprimoramento do Wood Frame ao longo dos anos se deu com investimentos intensos de diversas instituições de tecnologia, entre elas o BCIT (British Columbia Institute of Technology). Testes chegaram a simular prédios inteiros em Wood Frame e seu desempenho frente a terremotos.

ESTRUTURA DAS PAREDES WOOD FRAME

Veja como é composta uma parede de Wood Frame:

Paredes Tecverde

A estrutura de madeira é produzida em Pinus oriundo de florestas plantadas e certificadas.  Todas as peças são tratadas de acordo com a norma NBR7190 garantindo a durabilidade por anos. Além do tratamento químico, todas as peças de madeira ficam envoltas por chapas e membranas, nunca ficando expostas ao tempo e nunca trazendo a estética de casa de madeira.

O isolamento térmico e acústico que é introduzido no interior de todas as paredes, lajes e coberturas, faz com que a casa fique muito mais confortável térmica e acusticamente. O nível de isolamento de uma parede de Wood Frame chega a ser 2 vezes superior ao de uma parede de alvenaria convencional. As chapas de OSB vão em ambas as faces das paredes e possuem diversas funções. São chapas estruturais de altíssima tecnologia que conferem grande resistência, atendendo aos mesmos padrões de que uma casa de tijolos deve possuir.

Com a utilização das chapas de OSB é possível que a pessoa execute a fixação dos seus móveis, quadros e equipamentos domésticos em qualquer local da parede, não precisando encontrar pontos específicos para tal. A membrana hidrófuga que vai na face externa sobre o OSB possui função de controlar a umidade que atinge a estrutura. Esta membrana impede que a umidade externa intensa entre na estrutura, porém possibilita que a umidade interna da casa saia pela estrutura. É um dos pontos cruciais para termos a excelente durabilidade que o sistema permite além da grande redução de incidência de mofo e bolores nas paredes.

Após a membrana são aplicados os acabamentos externos. Podemos realizá-lo com chapas de cimento e aplicação de texturas, cerâmicas, pedras, ou com revestimentos vinílicos em réguas, ou ainda com revestimentos em madeira. A estética final da casa ou apartamento é alinhada de acordo com o projeto. É importante ressaltar que a madeira nunca fica aparente, o que é visto são os revestimentos finais.

Na face interna, a última chapa é de gesso acartonado, que aplicado sobre o OSB, aumenta o desempenho acústico e térmico das paredes e exerce uma função de bloquear o acesso das chamas de um incêndio a estrutura de madeira, que fica protegida sob esses materiais. A composição final da parede interna permite que o morador faça a fixação de qualquer mobiliário diretamente à parede, sem se preocupar com a fixação nos montantes, nem limite de carga, apresentando uma sensação de solidez muito maior do que o drywall. Sobre o gesso acartonado pode ser aplicada desde uma pintura simples até outros tipos de revestimentos cerâmicos.

ESTRUTURA DAS LAJES WOOD FRAME

As lajes de wood frame são produzidas da seguinte forma:

  1. VIGA DE MADEIRA DO ENTREPISO
  2. ISOLANTE TÉRMICO ACÚSTICO
  3. OSB 18,3 MM
  4. MANTA ANTI-RUÍDO
  5. CONTRAPISO
  6. PISO ACABADO
  7. FIXAÇÕES/ANCORAGEM
  8. PAREDES DO PAVIMENTO TÉRREO E SUPERIOR
  9. FORRO DE GESSO REBAIXADO

As lajes são compostas por vigas de Pinus tratado e travamento realizado com LP OSB especial para este uso. Dependo dos vãos da residência há um complemento estrutural com vigas metálicas, ou laminadas coladas de madeira, ou ainda vigas treliçadas de madeira. Sobre o OSB aplica-se uma manta anti-ruído e quando desejado um sistema de aquecimento radial pelo piso.

Em seguida é instalada uma camada de contrapiso, ou concreto leve, que serve como base para colocação dos revestimentos de piso, proteção das vigas contra chamas e serve ainda para anular a sensação de madeira da laje, ou seja, toda a sensação e ruído de madeira da laje da casa são completamente anulados, ficando como uma laje convencional. O forro é realizado na maioria das vezes em gesso de acordo com a necessidade do cliente. Entre o piso e o forro temos uma camada de isolamento térmico e acústico para aumentar ainda mais o conforto dentro da casa.

FUNDAÇÃO

Considerando o peso da estrutura numa topografia plana, a Tecverde prioriza como solução de fundação o radier, que é uma laje estrutural, ficando esta, sobre responsabilidade da construtora parceira. A fixação das paredes com a fundação, chamada de ancoragem, é realizada com parafusos parabolts calculados e posicionados com precisão para garantir total resistência da estrutura contra ventos ou qualquer outro esforço que afete a estrutura. É parte do projeto estrutural o cálculo das fixações da estrutura da casa com a estrutura de fundação.

foto 0909 (8)

Radier

  • Ideal para terrenos planos ou pouco acidentados
  • Execução rápida e fácil
  • Laje maciça de 12 a 15 centímetros de altura com tela de armadura inferior e superior
  • Previsão de instalações elétricas e hidráulicas antes da concretagem

Outras notícias

Construindo o Futuro: Inovações na Construção Civil

03/05/2024
A Tecverde Engenharia está na vanguarda da inovação na construção civil, utilizando tecnologias de ponta e materiais sustentáveis para erguer...

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...