Skip to main content

Construção em Wood Frame no Brasil: História e Tecnologia

A história da construção civil é marcada por constantes avanços e inovações, e um dos mais significativos é o sistema construtivo em light wood framing. Originado há séculos, ganhou destaque nos últimos anos aqui no Brasil por sua eficiência, sustentabilidade e agilidade na execução de obras. Neste texto, exploraremos a jornada do wood frame globalmente e seu impacto no cenário brasileiro, destacando a liderança da Tecverde nesse contexto.

Origens do Wood Frame

A madeira, como material de construção ancestral, tem sido utilizada por mais de 10.000 anos. Embora tenha sido inicialmente predominante, seu uso como material estrutural diminuiu ao longo do tempo devido à ascensão do concreto armado na Revolução Industrial.

O sistema wood frame, baseado na estrutura de madeira, teve seus primeiros registros nos Estados Unidos por volta de 1830 mas, existem evidencias da utilização deste modelo de construção em diferentes partes do mundo. Seu surgimento está associado à abundância e versatilidade da madeira, um recurso natural renovável, permitindo a construção de estruturas leves e resistentes.

A evolução tecnológica promoveu novas soluções para a utilização deste material em obras mais robustas, proporcionando eficiência e resistência estrutural às edificações de madeira. O insumo também é destacado por sua versatilidade e aplicação em construções como no sistema estrutural em wood frame, utilizado pela Tecverde. 

Características e Benefícios

Esse sistema construtivo é reconhecido por suas características distintivas, como a eficiência na montagem das estruturas pré-fabricadas, redução do desperdício de materiais, menor impacto ambiental e agilidade na execução das obras. Além disso, destaca-se pela flexibilidade no design arquitetônico e pela eficiência energética, contribuindo para edifícios mais sustentáveis e confortáveis.

É impossível falar em wood frame sem falar em sustentabilidade. A madeira é ambientalmente sustentável, sendo considerado um material de construção civil reciclável, renovável e biodegradável além de ser um dos produtos que despende de menor energia para a sua transformação. Ainda, atua como estoque de carbono, tornando os canteiros de obras mais produtivos e sustentáveis.

Quando falamos em produto final (a edificação), a madeira possui um excelente desempenho térmico (absorve até 40 vezes menos calor que a alvenaria de tijolos) e acústico. Ela ainda é um insumo com elevada resistência o que a torna adequada para a industrialização de elementos no sentindo de facilitar o transporte e montagem no canteiro.

O Wood Frame no Brasil

No Brasil, a alvenaria convencional sempre foi o sistema construtivo predominante nas edificações. Mesmo assim, a Região Sul do país se destaca na desenvolvimento de uma cultura construtiva em madeira, que teve origem com os imigrantes alemães, que chegaram na região trazendo consigo o sistema construtivo antecedente ao WoodFrame.

A introdução do wood frame em solo brasileiro foi marcada pela atuação da Tecverde, que desde 2009 vem implementando esse método construtivo no país. A empresa foi precursora na adoção desse sistema industrializado, tornando-se líder na América Latina no segmento. Sua trajetória destaca não apenas a inovação, mas também o compromisso com a sustentabilidade e a excelência na construção civil.

Veja no youtube: a montagem do primeiro prédio em wood frame do Brasil 

Quer saber mais sobre como são produzidos os painéis em wood frame da Tecverde? Clique aqui

Em 2023 tivemos um importante marco para a construção em wood frame com a publicação NBR 16936, pela ABNT – Associação Brasileira de Normas Técnicas. Um grande passo para a consolidação do uso deste sistema construtivo no Brasil.

Impacto Social e Agilidade na Construção

Início das obras em São Sebastião (SP)

Um dos aspectos mais impactantes do wood frame é sua capacidade de acelerar obras em benefício da população. O estudo de caso da construção emergencial de habitações após deslizamentos de terra em São Sebastião (SP) é um exemplo vívido desse potencial. A rapidez na execução dessas habitações não apenas ofereceu soluções emergenciais, mas também ressaltou como o wood frame pode ser um aliado crucial na reconstrução de comunidades afetadas por desastres naturais.

Neste cenário, podemos dizer que o wood frame representa não apenas uma evolução na construção civil, mas também uma abordagem que prioriza a sustentabilidade, a rapidez e a qualidade das edificações. A Tecverde, por meio de sua visão inovadora, tem desempenhado um papel fundamental na difusão e aplicação desse método no Brasil, deixando um legado significativo no setor da construção civil.

Outras notícias

Tecverde participa da entrega das novas moradias em São Sebastião

20/02/2024
Na última segunda-feira, dia 19, ocorreu a entrega de 518 unidades habitacionais pelo Governo do Estado de São Paulo às...

Industrialização de canteiros de obras impulsiona ritmo de lançamentos no mercado imobiliário

19/02/2024
A crescente industrialização está transformando os tradicionais canteiros de obras, à medida que construtoras buscam maneiras de aumentar a produtividade...

Tendência do uso da madeira na Construção Civil

02/02/2024
Você sabia que colunas de madeira podem sustentar cinco vezes mais peso do que as de concreto? Este é apenas...

Industrialização da construção civil pode impulsionar Minha Casa, Minha Vida

17/01/2024
Casa construída em 30 dias. Condomínio de três blocos pronto em quatro meses. A construção industrializada reduz o tempo, o...