Skip to main content

Como são as paredes da Tecverde?

A Tecverde trouxe para o Brasil um método construtivo inovador, bastante industrializado, sem desperdício e retrabalho. Foram feitos diversos ajustes na tecnologia que veio da Alemanha, adaptando-a para os costumes brasileiros.

As paredes da Tecverde são formadas por quadros estruturais de peças de madeira serrada do tipo Pinus e autoclavadas (através de autoclavagem é possível impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada, protegendo-a contra o apodrecimento, o cupim e outros agentes biológicos de deterioração). O fechamento das paredes é realizado em chapas de OSB e revestidas com placas cimentícias para as paredes externas, com tratamento de juntas aparentes ou dissimuladas. Já nas paredes internas, as chapas de OSB são revestidas com chapas de gesso acartonada.

Paredes Tecverde

Nossas paredes externas possuem aproximadamente 20cm de espessura. Elas são compostas por quadros estruturais de madeira, chapas de OSB com 9,5mm de espessura nas duas faces, uma placa cimentícia de 8mm e textura acrílica com 3mm de espessura.

Paredes externas | Tecverde

Já as paredes internas possuem aproximadamente 16 cm, e o que as diferencia das paredes externas é que nelas a placa cimentícia é substituída por chapas de gesso. Estas chapas e os revestimentos internos são executados após montagem final das paredes e da cobertura, permitindo otimização de acabamentos, revestimentos cerâmicos, acabamento externo de argamassa e pintura acrílica texturizada.

Paredes internas | Tecverde

O processo de produção dos painéis de parede é executado na nossa fábrica em Araucária na linha de produção, armazenados e transportados à obra. Todas as paredes produzidas aqui são identificadas para rastreabilidade e indicar o posicionamento na montagem em obra.

Além disto, vale lembrar que todas as paredes são previamente inspecionadas, garantindo conformidade de projeto e requisitos estabelecidos nos procedimentos de controle da qualidade. Mantemos diversos controles necessários para a qualidade do processo de produção das nossas paredes por meio de instruções de trabalho. Estas instruções contemplam critérios de avaliação para os principais materiais e componentes (peças de madeira serrada autoclavada, chapas de OSB, chapas de gesso, placas cimentícias, etc). Analisamos e realizamos controles de teor de umidade e existência de anomalias, como nós, veios, vazios, resistência à flexão, e inchamento além dos ensaios periódicos de verificação realizados por laboratório externos.

Outro ponto relevante, e que nos permite ter ainda mais velocidade e qualidade na montagem de nossas unidades habitacionais, é o fato de que as esquadrias são instaladas em fábrica. Os vãos de janelas e portas são cortados de acordo com os projetos na linha de produção em fábrica e recebem contramarco em alumínio fixado por meio de parafusos metálicos. A vedação entre contramarco e o quadro estrutural da parede é feita com fita selante adesiva acrílica, e na parte inferior do contramarco é colocada uma pingadeira em alumínio, além da vedação que é aplicada em todo contorno externo, evitando, assim, qualquer infiltração.

Além das janelas, outro diferencial na produção das nossas paredes são os “kits hidráulicos” (ramais de distribuição de água de abastecimento) embutidos nas paredes hidráulicas e fixados à estrutura interna da parede por meio de braçadeiras e/ou fitas metálicas parafusadas. O mesmo ocorre com as instalações elétricas e de telefonia que correm internamente às paredes, entrepiso e forros e são realizadas por meio de conduítes plásticos corrugados fixados com auxílio de braçadeiras e/ou fitas metálicas.

Terminando todo este processo, nossas paredes são transportadas por meio de caminhões equipados com guindastes para o canteiro de obra, sendo o descarregamento realizado conforme plano de montagem estabelecido para cada empreendimento.

Veja mais no vídeo:

Outras notícias

Qual é o papel de cada componente das nossas paredes industrializadas

25/09/2025
Quando falamos em construção industrializada, cada camada da parede tem uma função essencial para garantir durabilidade, conforto e desempenho. Neste...

Parque Palafitas: como a tecnologia construtiva pode revolucionar as obras públicas

01/09/2025
Atualmente, a Tecverde firmou uma parceria com a Prefeitura de Santos (SP) para realizar um projeto inédito de urbanização no...

Valor Econômico: Tecverde, de casas pré-fabricadas, muda fábrica para SP em busca de competitividade

27/08/2025
Em entrevista ao veículo de imprensa Valor Econômico, Ronaldo Passeri, CEO da Tecverde, fala sobre a nova unidade produtiva da...

Por que a Industrialização é Inevitável?

26/08/2025
A construção civil está vivendo um momento decisivo. Isso porque, hoje, o setor ainda enfrenta desafios que já estão sendo...

Aviso:


Nosso telefone comercial está temporariamente indisponível.

Contatos comerciais pelo formulário ou pelo e-mail negocios@tecverde.com.br

Isso vai fechar em 0 segundos