O sistema Light Wood Framing, trazido ao Brasil pela Tecverde, é uma adaptação da tecnologia alemã para a construção industrializada de residências. Hoje, é possível construir, com este método, prédios de até 4 pavimentos, casas térreas e sobrados – isolados ou geminados -, atendendo perfeitamente todas as normas de desempenho que regem as edificações brasileiras.  

Porém, muitas dúvidas ainda surgem sobre o sistema e como ele se comporta em situações do dia a dia. Por este motivo, desenvolvemos uma série de e-books pautados nas normas técnicas da ABNT e SINAT, para trazer informações importantes tanto aos nossos parceiros, quanto ao consumidor final, que tem a curiosidade de entender como é a estrutura de sua residência e quais os benefícios que esta tecnologia oferece para a melhora na sua qualidade de vida.

NBR 15575

A NBR 15575, sobre edificações habitacionais, publicada pela ABNT em 2013, estabelece parâmetros técnicos para vários requisitos imprescindíveis de uma edificação como o desempenho estrutural, resistência ao fogo, durabilidade, garantia e desempenho termoacústico. Dentro desta norma são elencados padrões mínimos de atendimento das moradias, para estarem aptas a atender às necessidades dos moradores durante o uso, operação e manutenção da edificação.

O conjunto normativo traz exigências relativas à habitabilidade, segurança e sustentabilidade das edificações. A norma traz um aspecto inovador de responsabilidade compartilhada entre projetistas, fornecedores de materiais, incorporadoras, construtoras e usuários (moradores das edificações).

Para as construções, a série de normas ABNT NBR 15575 define os critérios para uma avaliação. No caso de construções em Light Wood Framing, existe também uma normativa de referência, publicada no âmbito do PBQP-H – Diretriz SINAT 005 que determina as exigências específicas para esse tipo de construção.

Nos materiais desenvolvidos, abordamos alguns quesitos relacionados à segurança (desempenho estrutural e resistência ao fogo), e a habitabilidade, com temas referentes ao desempenho térmico das edificações, a Estanqueidade da Água e Resistência à Umidade.

Você pode baixar os materiais clicando nos links:

> Ebook normas técnicas_Desempenho_Estrutural
> Ebook normas técnicas_Resistência ao Fogo
> Ebook normas técnicas_Desempenho térmico
> Ebook normas técnicas_Resistencia à umidade

Saiba mais: 

>> Como são as paredes Tecverde
>> Isolamento térmico e acústico das residências Tecverde
>> DATec 020D – Tecverde

>> Sinat 005

Copyright © 2020
Ir para o topo