Skip to main content

Em 2021, doze anos de Tecverde!

Hoje (02/03) a Tecverde completa 12 anos de história! 12 anos trabalhando intensamente para realizar o nosso sonho grande: tornar a construção civil mais industrializada e sustentável.

Nossa empresa foi fundada em 2009 por um grupo de amigos que queriam impactar positivamente a construção civil brasileira. De lá para cá muita coisa mudou, mas a essência da empresa continua a mesma: utilizar a tecnologia para fazer a diferença na sociedade.

Nesta trajetória conquistamos vários prêmios, principalmente nas áreas de inovação e novas tecnologias. Mas, todas essas realizações só foram possíveis porque temos uma equipe altamente capacitada e engajada com nosso propósito, por isso, desejamos um parabém especial para todos os nossos StarTecs, que sonham e realizam com a gente.

Hoje somos uma Scale Up, estamos crescendo e expandindo rápido. Temos mais de 175 mil metros quadrados de área construída e queremos ampliar ainda mais!

Conheça um pouco mais desta trajetória de sucesso: 

História e Linha do Tempo

A Tecverde é uma empresa focada em inovação construtiva, que nasceu com o objetivo de industrializar a construção civil, com obras mais rápidas e sustentáveis. Nossa primeira fábrica foi inaugurada no final de 2010, em Pinhais, Região Metropolitana de Curitiba (PR).

Imagens da primeira fábrica Tecverde

Outro marco da nossa história veio em 2011 quando, em parceria com instituições do setor, conseguimos alterar a regulamentação nacional vigente e permitir que bancos financiassem casas feitas em wood frame, atualmente, a principal tecnologia utilizada em nosso processo construtivo.

Em 2013, com a aprovação do sistema para a construção de habitações de interesse social, foi autorizada pelo Ministério das Cidades a produção de moradias do Programa Minha Casa Minha Vida (atual Casa Verde Amarela) com a Tecnologia Tecverde.

Em 2014 instalamos uma nova fábrica, desta vez em Araucária, também no estado do Paraná, reconhecida na época com o título de maior fábrica industrializada de residências em wood frame da América Latina. Certificação esta que despertou o interesse de centenas de investidores, resultando, no ano de 2020, à incorporação ao grupo Etex- Arauco, representados pela E2E Chile, atuante na construção civil chilena.

O que fazemos | Como fazemos

Basicamente, a Tecverde é responsável pela construção de residências (casas térreas, sobrados e prédios de até quatro pavimentos) em parceria com construtoras e incorporadores. A tecnologia construtiva permite montar uma casa em duas horas, com quatro pessoas trabalhando no canteiro, ou um prédio de até quatro andares, em apenas uma semana.

Fábrica da Tecverde em Araucária (PR)

Somos uma empresa focada em produtividade, hoje, utilizamos os painéis em wood frame como principal matéria prima, mas sempre estamos desenvolvendo novas soluções e tecnologias que nos permitem otimizar ainda mais o processo construtivo.

O Sistema Construtivo Tecverde conta com 85% das etapas alocadas em ambiente fabril, com controle de qualidade e eficiência do produto. Os materiais aplicados nos painéis Tecverde passam por inspeção de qualidade em todo o processo produtivo e também ao final, no canteiro de obras.

Nos nossos painéis fabricados industrialmente, as paredes já contam com a estrutura de janelas, portas, base de revestimento, além das partes elétrica e hidráulica instaladas. Na obra é apenas “plug & play”. Com praticamente todo material saindo da fábrica pronto, no local são feitos apenas a fundação e acabamentos – como instalação de louças, metais e pintura final.

Além dos painéis de parede, as estruturas de cobertura e entrepisos também são industrializadas, o que confere uma maior agilidade, eficiência e controle de qualidade à construção. 

Velocidade, produtividade, sustentabilidade e qualidade

Com o processo construtivo off-site (fora do canteiro de obras) a construção ganha mais celeridade, podendo ser até 4 vezes mais rápida que as construções de alvenaria comum. 

Um motivo importante para este diferencial construtivo é o fato de que com a industrialização da obra, o ambiente fabril não fica sujeito às intempéries climáticas, ou seja, sem atrasos devido a chuvas, por exemplo.

O sistema construtivo da Tecverde é pautado no modelo de construção à seco, que possibilita uma redução de 90% no uso da água, quando comparado as construções em alvenaria, onde é necessária a produção de argamassa para a junção das peças. Esta é uma forma de construção pensada para a otimização de recursos e aumento da produtividade, utilizada amplamente em diversos países, com destaque para Canadá, Estados Unidos, Chile, Alemanha, Nova Zelândia e países escandinavos.

Ainda, com um maior controle de qualidade e precisão no uso de materiais, conseguimos reduzir em 85% a geração de resíduos, já que o orçamento é mais preciso, evitando desperdícios; reduzimos, também, em 80% a emissão de gases poluentes.

Diferenciais tecnológicos

Para produzir uma residência de qualidade superior, a Tecverde busca sempre diferenciais que agreguem benefícios aos moradores. Um destes é um isolamento térmico – quando a construção trabalha de forma eficiente para garantir que a casa tenha uma temperatura agradável para os moradores.

Isso significa ter uma casa quentinha no inverno e fresca no verão. Este benefício também é percebido nas contas de energia elétrica, uma vez que pode reduzir em até 50% o consumo, economizando no ar-condicionado, aquecedores e ventiladores.

Junto com o isolamento térmico, temos o isolamento acústico, garantindo que os sons externos sejam atenuados, em comparação a uma residência em alvenaria tradicional.   

Temos que destacar ainda o projeto do banheiro modular, onde a estrutura já sai de fábrica pronta, para a obra, reduzindo custos diretos e indiretos e o tempo de obra. 

Garantia

A Tecverde assegura a garantia do seu sistema construtivo pelo prazo de 10 anos, o dobro do padrão imobiliário.

No ato da entrega das chaves o morador receberá um manual com todos os dados sobre fornecedores, materiais, garantias adicionais e manutenção.

O processo de monitoramento, pós-obra e garantia é acompanhando com muita seriedade, pois acreditamos que o feedback e análise destes dados é fundamental para a melhoria contínua de nossos processos e produtos.

Nossos modelos de negócio:

Construtores e Incorporadores

Com a possibilidade ser utilizado em grande escala, o sistema TECVERDE atende construtoras e incorporadoras com nicho de atuação variados podendo ser empregado em condomínios horizontais e verticais, em torres de até quatro pavimentos. Conta ainda com a homologação da Caixa Econômica para financiamento no programa Casa Verde e Amarela. Hoje, somos a única indústria da construção em wood frame, no Brasil, que possuí esta certificação. 

Techome

A TecHome é uma solução da Tecverde em parceria com a Homelend – fintech de crédito imobiliário – pensada para atender clientes pessoas físicas, com a facilidade na construção da casa própria e loteadores, promovendo uma rápida ocupação dos loteamentos, gerando liquidez e oferecendo rentabilidade ao seu negócio.

Saiba mais sobre a Techome: techome.app/loteamentos

 

Saiba mais sobre a Tecverde
>> Cultura Organizacional Tecverde: StarTecs
>> Construção Industrializada: tendência para os próximos anos

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...