Skip to main content

Brasil avança no desenvolvimento de normas técnicas para edificações em Light Wood Frame

Violin Londrina
Obras do Residencial Jácomo Violin em Londrina (PR) – Parceria Prefeitura de Londrina, COHAB-LD e Tecverde

Em consulta nacional até dia 24 de fevereiro de 2021, a Norma Técnica para a regulamentação do sistema construtivo em wood frame entrou em discussão. Na avaliação da Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci), que acompanhou todo o processo este é um passo importante para que, em breve, o modelo ganhe escala.

Por ser um modelo construtivo industrializado, reduzindo o tempo em canteiro de obras, o sistema é visto como uma solução para atender parte do déficit habitacional brasileiro. A Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) de 2019 mostra que faltam, no país, 7,7 milhões de habitações.

Para o presidente da Abimci, Juliano Vieira de Araujo, as indústrias da construção e de madeira estão diante de novas oportunidades. “Estamos diante de um momento para consolidar esse método construtivo eficiente, sustentável e que há décadas vem sendo utilizado em diferentes países do mundo”, afirma.

O movimento no mercado, para incorporar os sistemas em madeira, definitivamente, na construção civil brasileira já está se intensificando. Principalmente com o anúncio da Construtora Tenda, em 2020, e seu objetivo de tornar suas obras industrializadas, apostando na construção off-site em wood frame.

 “Este é um avanço significativo que irá colocar a indústria de produtos de madeira em um novo patamar no mercado da construção, incentivando a inovação e a possibilidade de financiamento de construções nesse sistema”, acredita o presidente da Abimci.

A ABNT NBR 16936 foi elaborada no Comitê Brasileiro da Construção Civil (ABNT/CB-002) com a participação do Comitê Brasileiro de Madeira (ABNT/CB-31), este último sob gestão da Abimci. 

Para participar da consulta pública é preciso se cadastrar no site da ABNT pelo link www.abntonline.com.br/consultanacional/login.aspx.

Sistema Wood frame

Atualmente, a norma que rege o sistema construtivo em wood frame, assim como os demais modelos utilizados na construção civil brasileira é a NBR 15575. Junto a ela, para o desenvolvimento de suas edificações, a Tecverde ainda possui o DATec 020D, que contribui na avaliação da qualidade construtiva deste sistema.

A tecnologia wood frame é uma das mais eficientes do mundo para construção de habitações. Surgiu na América do Norte, possibilitando a construção de moradias com recursos naturais locais, de fácil manuseio e com conforto térmico tanto nas regiões frias como quentes dos Estados Unidos e Canadá. Com o tempo o sistema foi se aprimorando e ganhando novos elementos para aumentar ainda mais a durabilidade, segurança, conforto e desempenho das casas.

A estrutura de madeira é produzida em Pinus oriundo de florestas plantadas e certificadas. Todas as peças são tratadas de acordo com a norma NBR7190 garantindo a durabilidade. Além do tratamento químico, a madeira é envolta por chapas e membranas, nunca ficando exposta ao tempo e sem trazer a estética de casa de madeira.

Quer saber mais sobre o desempenho do sistema wood frame e seu atendimento às normas técnicas brasileiras? Baixe nossos e-books: www.tecverde.com.br/nossos-materiais

 

Fonte: Abimci – Assessoria de Imprensa Interact

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...