Skip to main content

Abrainc divulga estudo sobre as necessidades habitacionais brasileiras

No final do mês de dezembro de 2020, a Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, divulgou um estudo inédito, encomendado à Ecconit Consultoria Econômica, sobre necessidades habitacionais do país e unidades da Federação no período 2004-2030.

De acordo com o relatório final do estudo, o conceito de necessidades habitacionais inclui as deficiências atuais do estoque de domicílios – o déficit habitacional – junto a demanda adicional por novas habitações decorrentes do crescimento do número de famílias e da mobilidade entre estratos de renda.

Os dados apontam que em 2019, a dimensão absoluta do déficit alcançou 7,8 milhões de unidades. Isso corresponde a 9,6% do total de domicílios existentes no país no ano.

Desse total, 4,4 milhões (57%) se referem ao Déficit Restrito, que totaliza o número de famílias que vive em condições precárias. Também se observou que nos últimos 15 anos, houve uma diminuição neste índice, que caiu de 6,4 mm famílias em 2004 para 4,4 mm em 2019, mostrando a eficácia dos programas habitacionais.

Segundo o estudo a região Nordeste é a que concentra a maior parcela do déficit habitacional brasileiro (34,8%), fato explicado sobretudo pela elevada coabitação e, mais especificamente, pelo número de famílias conviventes. Já, quando se considera o ônus excessivo com aluguel, a região Sudeste é a que apresenta uma parcela maior déficit brasileiro (40,3%).

Confira a íntegra do Estudo em https://bit.ly/3pYFCQg

Fonte: ABRAINC

Outras notícias

Descarbonização mobiliza setor de construção do país

03/08/2022
A necessidade de diminuir as emissões de carbono da construção civil tem mobilizado entidades de classe, iniciativa privada e representantes...

Metaverso: quais as novidades para o mercado imobiliário

02/08/2022
Metaverso é um espaço virtual que proporciona ao usuário uma experiência de imersão em um ambiente multidimensional, no qual as pessoas podem...

Empresa lança projeto de casa de madeira que pode ser construída em 1 dia

01/08/2022
(Tecverde na Mídia) Fonte: Construção Latino Americana A Tecverde lança agora as casas make to order, ou seja, sob encomenda,...
Construção Civil

Setor da construção civil tem previsão de crescimento acima do esperado em 2022

01/08/2022
O setor de construção civil deve ser um dos segmentos que irão crescer em 2022. É o que prevê a...