Construção emergencial de habitações após casos de deslizamentos de terra em São Paulo mostra potencial de método construtivo Wood Frame
Em resposta aos deslizamento de terra no início de 2023, a eficácia da construção industrializada foi evidenciada no litoral Norte de São Paulo. Este caso notável foi destaque no 6º Congresso Latam Steel Frame & Sistemas Industrializados. Leia a publicação completa aqui.
O projeto, anunciado em 13 de março pelo governador Tarcísio de Freitas em parceria com a CDHU, resultou na construção de 30 prédios e 38 casas, totalizando 518 unidades habitacionais. O grande diferencial foi a velocidade impressionante com que essas habitações estão sendo erguidas. Detalhes da evolução do trabalho e os cuidados observados foram compartilhados pelo palestrante José Márcio, Sócio Fundador da Tecverde Engenharia.
O bloco também contou com a apresentação de Maria Teresa Diniz, diretora de Projetos e Programas do CDHU, que discorreu sobre o risco geológico existente no local.
A rapidez da obra vem sendo possível graças ao modelo industrializado da Tecverde – quatro vezes mais veloz que os métodos tradicionais de alvenaria. As estruturas saíram da fábrica com instalações elétricas e hidráulicas, simplificando a montagem no canteiro de obras – e à rapidez de resposta da Secretaria de Habitação do Estado de São Paulo diante da necessidade da população. Maria Teresa Diniz, diretora de Projetos e Programas do CDHU, também abordou o risco geológico no local, situado em uma região complexa na Serra do Mar.