Skip to main content

Você sabe o que é desempenho térmico?

A NBR 15.575 de 2013, é a norma técnica focada em desempenho nas edificações residenciais e tem como objetivo estabelecer e indicar o desempenho habitacional, ou seja, o comportamento que uma edificação deve ter durante o seu uso. Esse desempenho envolve: durabilidade, segurança e conforto.

O conjunto normativo traz exigências relativas à habitabilidade, segurança e sustentabilidade das edificações. A norma traz um aspecto inovador de responsabilidade compartilhada entre projetistas, fornecedores de materiais, incorporadoras, construtoras e usuários (moradores das edificações).

Habitabilidade das edificações

Em relação a habitabilidade, o foco é em desempenho térmico e acústico, estanqueidade, funcionalidade, acessibilidade, desempenho lumínico, saúde, higiene e qualidade do ar.

O desempenho térmico é um influenciador no conforto ambiental para os moradores e no consumo energético residencial. Este item tem como base as condições naturais de ventilação e insolação na edificação, não tratando de refrigeração e calefação.

Como bem sabemos, o Brasil é um país com dimensões continentais e por isto foi divido em várias zonas bioclimáticas (oito, no total), o que reflete diretamente nas considerações para a construção de residências.

Para cada zona bioclimática, é definido um critério de avaliação para um dia típico de verão e um dia de inverno na região, com indicação de parâmetros climáticos que devem ser adotados para a avaliação. Para o completo atendimento a NBR 15575, a edificação deve observar as seguintes condições:

a)No verão, a temperatura máxima interna não pode ultrapassar a máxima externa;

b)No inverno, a temperatura mínima interna da residência deve ser pelo menos três graus acima da mínima externa.

A norma traz ainda outros três métodos de avaliação para comprovação de atendimento deste item:

  • Método Simplificado;
  • Simulação Computacional;
  • Medição in loco.

Desempenho Tecverde

Para atestar o atendimento de todas as tipologias executadas pela Tecverde para a NBR 15575, conforme consta no DATEC 020D, foram executadas simulações térmicas pelo Energy Plus, por Institutos Técnicos Avaliadores, homologados pelo Governo Brasileiro, e realizadas simulações computacionais para avaliação de desempenho térmico para as cidades representativas das oito Zonas Bioclimáticas.

No monitoramento térmico in loco, realizado pela Tecverde, com dois apartamentos em condições similares e mesma orientação solar, sendo um no sistema Tecverde e outro no sistema de alvenaria de blocos de concreto, foram obtidos os seguintes resultados:

a)Em uma temperatura externa na fachada de 40°C, a temperatura interna na residência Tecverde ficou em 23°C sendo que a residência em alvenaria de blocos de concreto ficou em 27°C.

b)Em uma temperatura externa de 10°C a temperatura interna na residência Tecverde ficou em média   de 22°C sendo que na residência de alvenaria de blocos de concreto a temperatura ficou em 17°C.

Este atendimento a norma, ainda é muito importante na redução do consumo de energia elétrica, uma vez que uma residência com uma melhor sensação térmica terá menor necessidade de consumo com aparelhos de ar-condicionado, ventiladores e aquecedores.

Quer saber como levar mais qualidade para sua obra? Preencha o formulário abaixo e converse com nossa equipe:


Outras notícias

Construindo o Futuro: Inovações na Construção Civil

03/05/2024
A Tecverde Engenharia está na vanguarda da inovação na construção civil, utilizando tecnologias de ponta e materiais sustentáveis para erguer...

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...