Skip to main content

Alta do material de construção prejudica orçamentos de obras convencionais

Temos visto nos últimos meses uma crescente alta de preços em vários setores da economia. A construção civil não ficou de fora, sofrendo grande impacto com altas nos materiais como tijolo, ferro e cimento, além de itens de acabamentos como revestimento e tintas.

Em contrapartida, a construção civil se manteve aquecida em todo território nacional, estabelecendo uma relação não muito animadora com estes aumentos de preços nos insumos. Esta inflação gera um impacto negativo em toda cadeia produtiva, prejudicando orçamentos, contratos e lançamentos imobiliários.

Para se ter uma ideia, dados de agosto de 2020 mostram que o cimento teve uma alta acumulada de 33% e o tijolo de 61% no ano, trazendo grandes surpresas nos orçamentos para obras de alvenaria convencional.

Como é possível se blindar então, deste aumento de preços? No sistema construtivo desenvolvido pela Tecverde, as produções são alocadas em ambiente fabril, sendo que cerca de 85% do processo é realizado na nossa fábrica em Araucária (PR). Neste sistema utilizamos o wood frame como matéria prima, que, além se não ter sofrido aumento de preços, ainda tem o ganho sustentável para a comunidade.

Sistema Wood Frame Tecverde

Nossa tecnologia não utiliza concreto, aço, tijolo, em sua composição, não estando suscetível a estes aumentos. E, para fechar com chave de ouro, como negociamos em escala com fornecedores, quanto mais unidades construídas, mais conseguimos racionalizar o processo. Temos também a vantagem de ter um orçamento fechado para o cliente, ou seja, o valor não sofre alteração, mesmo com alta de preços.

Os benefícios da construção offsite Tecverde são inúmeros. Com a aplicação da inovação construtiva e da alta tecnologia, os empreendimentos, construídos com sistema o wood frame Tecverde, atendem todas as especificações brasileiras para as edificações (ABNT NBR 15575), além de proporcionarem aos moradores um melhor desempenho térmico e acústico nas residências, garantido uma melhora na qualidade de vida e economia com custos de climatizadores.

No modelo Tecverde os painéis saem prontos de fábrica, já com a instalação de esquadrias, sistemas elétricos e hidráulicos, sendo necessário apenas a montagem e finalização no terreno. Isso possibilita a construção de uma casa, no canteiro de obras, em até duas horas, e um prédio de quatro pavimentos, em uma semana. É homologado pelo Ministério da Cidades para o financiamento pelo programa Casa Verde e Amarela, mas também está qualificado para financiamento de bancos privados, podendo ser construídas casas, sobrados e prédios até quatro pavimentos. 

Tecnologia offsite ganhando o Brasil

Não é de hoje que o tema offsite está se tornando conhecido das construtoras brasileiras. Amplamente utilizado na América do Norte e na Europa em países como a Alemanha – local de onde ‘importamos’ nossa tecnologia – este sistema traz muito ganhos não só para construtores, que tem a possibilidade de expandir seus empreendimentos, construindo mais unidades por período, como para o consumidor final que tem uma residência de maior qualidade e em menos tempo.

É um sistema que utiliza tecnologia de ponta em sua fabricação e possibilita um menor impacto ambiental, reduzindo o consumo de água em até 90%, a emissão de gases poluentes em até 85% e a produção de resíduos em até 80%.

Para discutir mais sobre este sistema e suas possibilidades, nosso CEO Caio Bonatto, participou do primeiro evento nacional dedicado à construção OffSite no Brasil, o FOCOS, reunindo de maneira inédita, as mais diversas tecnologias de industrialização das edificações com o propósito de construir uma agenda comum para este novo segmento da construção civil brasileira.

O fórum também reuniu as principais indústrias que formam a cadeia de suprimentos para as obras industrializadas no país. Garantido assim um ambiente de troca de experiências e aprendizados para os próximos anos.

A Construtora Tenda também anunciou oficialmente seu investimento pesado nas tecnologias offsite, em especial o wood frame, trazendo mais inovação para sua cadeia produtiva. Outro ponto destacado pela construtora é a escalabilidade e amplitude do sistema. Com a construção industrializada a companhia pretende ampliar seu leque de atendimento, chegando a mais regiões do país, e também potencializar sua produtividade, com um maior número de unidades lançadas.

Mas como é possível aplicar essa metodologia na sua construtora? Muito fácil, com a Tecverde conseguimos fazer esta transição com rapidez e qualidade, sem necessitar de investimentos prévios ou na reformulação da sua equipe. Nossa fábrica já possui toda estrutura necessária para produzir até 15 unidades habitacionais por dia além de atuar na redução considerável dos custos indiretos do seu canteiro de obras. Atualmente, temos mais de 20 mil pessoas morando em residências Tecverde, com um índice de satisfação de 92%.

Links úteis: 

>> Saiba mais sobre o sistema construtivo Tecverde 
>> Conheça nossas obras

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...