Skip to main content

Tecverde participa da entrega das novas moradias em São Sebastião

Na última segunda-feira, dia 19, ocorreu a entrega de 518 unidades habitacionais pelo Governo do Estado de São Paulo às famílias afetadas pelas intensas chuvas do ano anterior em São Sebastião. O evento contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas, do vice-governador Felicio Ramuth, do prefeito Felipe Augusto, além dos secretários estaduais Marcelo Branco (Desenvolvimento Urbano e Habitação) e André Porto (Gerência de Apoio do Litoral Norte), assim como do presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU), Reinaldo Iapequino, deputados, vereadores e os beneficiários das novas moradias.

O Governo de São Paulo priorizou o auxílio aos moradores atingidos pelos deslizamentos, que foram cadastrados pela CDHU logo após as operações de socorro conduzidas pelo Corpo de Bombeiros e pela Defesa Civil, em fevereiro de 2023. A maioria das famílias beneficiadas com as 518 residências, localizadas no bairro Baleia Verde, residia anteriormente na Vila Sahy, área gravemente afetada pelo desastre. A realocação para os novos lares teve início nesta terça-feira, dia 20.

O conjunto habitacional é composto por 30 prédios de quatro pavimentos e 38 casas térreas, das quais 18 foram adaptadas para atender pessoas com deficiência. Construídos em apenas um ano, os imóveis oferecem dois dormitórios, sala, cozinha e banheiro, distribuídos em uma área útil de 41 m². Além disso, as áreas comuns contam com parque infantil, equipamentos de ginástica, quadra poliesportiva, espaços verdes, áreas para animais de estimação, estacionamento, locais de convívio e centros de apoio aos condomínios.

Durante a cerimônia, o secretário Marcelo Branco expressou sua gratidão a todos os envolvidos na reconstrução da Vila Sahy: “Nunca antes no Brasil houve um esforço tão significativo após uma tragédia como o que ocorreu aqui na Vila Sahy. A dedicação desses colaboradores foi verdadeiramente extraordinária, e gostaria de aproveitar este momento para agradecer a cada um deles”, afirmou o secretário.

Por fim, o secretário celebrou a nova oportunidade de recomeço para centenas de famílias e desejou felicidades aos novos moradores: “Ao batizarmos esses dois condomínios como ‘Sol Nascente’ e ‘Pôr do Sol’, queremos simbolizar o ciclo contínuo da vida de cada indivíduo. Esta homenagem representa um renascimento, um novo começo. Espero sinceramente que todos vocês sejam muito felizes neste novo conjunto habitacional, nesta nova fase de suas vidas”, concluiu.

Com a entrega das moradias definitivas na região da Baleia Verde em apenas 10 meses após o início das obras, o Governo de São Paulo estabelece um novo padrão no fornecimento de habitação após desastres naturais. Em circunstâncias normais, empreendimentos similares levariam cerca de 36 meses para serem concluídos. Assim, a administração estadual demonstrou inovação ao superar desafios técnicos e propor soluções para desburocratizar o processo em São Sebastião.

Com informações do portal CDHU

Construção Industrializada Tecverde

O principal diferencial desta obra é a velocidade de entrega que só é possível graças ao sistema construtivo industrializado Tecverde. No sistema off-site em wood frame, todas as partes são fabricadas dentro da indústria em Araucária e transportadas, prontas, para o terreno onde será feita a montagem. Os painéis que formam as paredes, escadas e estrutura de telhado, saem da fábrica já prontos, incluindo portas, esquadrias e instalações elétricas e hidráulicas.

A montagem é feita com o sistema plug-and-play, que permite que os painéis sejam conectados de forma mais rápida e simples.  A sustentabilidade também é um diferencial importante: o modelo industrializado se caracteriza como construção à seco e, portanto, permite uma redução significativa no uso da água, quando comparado à alvenaria.

Além disso, os painéis são desenvolvidos em ambiente controlado, possibilitando um orçamento mais preciso, redução na geração de resíduos e maior organização do canteiro. Por serem imóveis em wood-frame, garantem ainda maior desempenho térmico e acústico.

Divulgação CDHU

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...