Skip to main content

Grandes instituições e construtoras visitam a Tecverde. Veja como foi!

Para lançar o primeiro prédio em wood frame da Tecverde promovemos um grande evento para o mercado da construção em parceria com o Sinduscon. Cerca de 200 pessoas participaram de um dia intenso de palestras, visita à fábrica da Tecverde e, por fim, o acompanhamento da montagem do último pavimento do primeiro prédio em wood frame do Brasil, em Araucária. Representantes de entidades do setor como Caixa Econômica Federal de Brasília, Ministério das Cidades, Finep, Fiep, CBIC, ABRAMAT, entre outros e gestores de grandes empresas como MRV, Casa Alta, Rodobens, entre outras estiveram presentes no evento.

Veja a opinião de alguns destes representantes sobre a experiência Tecverde:

“Nós como MRV vemos como fundamental a migração da construção civil para novas e sustentáveis tecnologias, é uma avanço, não podemos andar pra trás. Já estamos realizando um condomínio de sobrados com a Tecverde em Suzano, São Paulo, e agora vim de São Paulo ver esta grande novidade. É muito importante em vários fatores, principalmente na sustentabilidade e velocidade da obra. Faz um tempo que estou acompanhando a Tecverde, fui com eles em uma visita técnica no Canadá onde se usa essa tecnologia há 200 anos. Agora que eles estão no pulo final, junto com o IPT e com a Falcão Bauer, estão tirando o selo para financiamento do prédio com a Caixa, aí vamos firmar continuidade na nossa parceria para prédios que é o nosso grande filão”, José Roberto Pereira de Lima, Gestor Executivo da MRV.

 

“Um dos pontos principais que validam este sistema é sua rapidez, sem dúvidas. A qualidade é altíssima superando inclusive a alvenaria. Países desenvolvidos como Canadá, Estados Unidos já usam há anos e com sucesso, então não tem sentido um país como o Brasil ainda não adotar. Inovar e buscar novos resultados é muito importante na construção, o que eu fiz foi isso e acredito muito no resultado positivo desta parceria”, declara Juarez Wieck, presidente da Casa Alta Construtora.

 

“Visitar a Tecverde foi a confirmação prática do que eu já conhecia, pois sou eu quem analisa os projetos e faço a autorização da concessão do sistema construtivo, acompanhei no Ministério das Cidades, mas nunca tinha visto na prática. Fiquei muito contente de ter visto a tecnologia aplicada, e fiquei muito satisfeito com o que eu vi, gostei muito. Estamos há sete anos cuidando e apoiando novos sistemas construtivos dentro da Caixa, estamos tentando puxar este setor de inovação para implantar sistemas novos, desde que com qualidade, certificação, tecnologia, ensaios, que é o caso da Tecverde. É o futuro, pois é um sistema limpo e não faz mais sentido trabalharmos com tanto desperdício de material e resíduos na construção”Milton Anauate, Consultor da Presidência da PRESI – Consultoria da Presidência Caixa Econômica Federal.

 

“Gostaria de agradecer convite que vocês fizeram, fiquei muito bem impressionada e até superou minhas expectativas, já conhecia o sistema que foi homologado por nós pelo SINAT, mas não pessoalmente. Estava com uma perspectiva de reunião e visita à fábrica, que foi muito rica também, mas o que mais me impressionou foi a visita ao empreendimento em si e conhecer os técnicos da Tecverde. Deu segurança não só no uso da tecnologia, mas também quanto à capacitação técnica que a Tecverde investiu em relação às normas de desempenho, ao SINAT e a todas as etapas do empreendimento. Uma construção que atende totalmente a todos os requisitos. Para mim, a Tecverde tem tudo para crescer e se multiplicar. Visitamos uma pós ocupação e conversei com uma moradora de uma unidade habitacional térrea, que demonstrou estar bastante satisfeita com sua moradia. A tecnologia desmistifica essa coisa de que só o convencional é seguro. Pude perceber também que a Tecverde tem um índice de produtividade bastante avançado. Fiquei muito feliz e satisfeita e espero que possam multiplicar não só  em termos de produção das unidades, mas para outras áreas também. Espero que em breve seja aprovado uma nova diretriz para prédios multifamiliares, e que se obtenham diversos DATECs para todo o país. 

O futuro da construção é esse, o wood frame vem para se consolidar junto a outros sistemas construtivos, pois existe uma preocupação com o meio ambiente, com a sustentabilidade e a Tecverde teve todos esses cuidados. A questão da produtividade é fundamental, como é uma tecnologia desenvolvida com a preocupação de assegurar todos os requisitos que a norma de desempenho exige, a tendência é que o uso do wood frame venha a crescer e com isso gerar um custo-benefício maior tanto para o usuário quanto para empresas que venham a fazer o uso desta tecnologia”. Maria Salette de Carvalho Weber, Coordenadora Geral do PBQP-H, representando também o Ministério das Cidades.

 

COMISSÃO TÉCNICA –  Estiveram presentes no evento da Tecverde os profissionais Carlos Eduardo Sartor da DURB – Departamento de Tecnologia para o Desenvolvimento Urbano e Mudanças Climáticas  Finep, Paulo Roberto Pupo da FIEP, Euclesio Finatti, Vice-Presidente de Área Técnica do Sinduscon, Georgia Grace Bernardes Coordenadora de Projetos da COMAT (CBIC), Laura Marcellini, Diretora Técnica da ABRAMAT, Maria Salette de Carvalho Weber, Coordenadora Geral do PBQP-HMilton Anauate da PRESI – Consultoria da Presidência (CEF)Anna Paula Cunha, Gerente Nacional de Habitação da Caixa Econômica FederalErcilia Maria Mendes Tomaz, Coordenadora de Projetos da GEHPA – Gerencia Nacional de Padronização e Normas Técnicas Construção Civil. 

 

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...