Skip to main content

Tecnologia na construção civil e sua evolução

Estudos, técnicas, métodos e ferramentas são fatores que definem o que chamamos de tecnologia na construção civil. Mais precisamente, a combinação desses elementos é responsável pelos aprimoramentos e avanços nesse ramo de atividade, conhecido como um dos mais lucrativos do mundo. Ainda nesse grupo, vale destacar o impacto da quarta revolução industrial, também conhecida como Indústria 4.0. Para ficar mais claro, vamos recordar quais são as características principais de cada revolução.

Na primeira, ainda no século 18, tivemos a criação da máquina a vapor, possibilitando novas formas de produção industrial. Um pouco mais tarde, o sistema fordista e o uso da energia elétrica potencializaram a produção em larga escala, marcando, então, a segunda revolução. Em meados do século 20, com a popularização dos computadores e sistemas digitalizados, temos a terceira revolução industrial, disseminada majoritariamente pelo uso da Internet. Enfim, chegamos à quarta revolução, com forte influência da automação e da robótica, do aprimoramento das tecnologias, do forte uso de dados e da inteligência artificial.

Bom, até aqui, já deu para perceber que as inovações tecnológicas têm tudo a ver com a evolução da construção civil, não é mesmo? Vamos mostrar a seguir por que a tecnologia é importante, apresentando alguns exemplos. Acompanhe abaixo:

 

Automação e processos ágeis

Utilizar a tecnologia a favor da construção civil é inevitável. Com as inovações, conseguimos otimizar processos, ferramentas e mão de obra. Um grande exemplo desses avanços é a plataforma BIM (Building Information Modeling), responsável por oferecer diversas vantagens, como: integração de todas as áreas, equipes e etapas de um projeto numa única plataforma; proporcionar uma visão ampla do andamento do projeto; antecipar a correção de falhas que poderiam encarecer e atrasar o projeto; fornecer suporte para a tomada de decisões mais coerentes e assertivas; promover o acompanhamento do cronograma, informando prazos e etapas cumpridas do projeto.

 

Maior precisão em todos os aspectos

Adotar a inovação no dia a dia da construção civil é ter a certeza de processos mais ágeis e precisos. Veja aqui algumas vantagens:

Redução de custos: Com sistemas de controle, é possível prever e prevenir riscos e erros, principalmente relacionados a materiais e acidentes. Isso ajuda, por exemplo, a acompanhar e gerenciar o orçamento do projeto em tempo real.

Aumento da produtividade: Com as ferramentas adequadas, é totalmente possível otimizar o tempo de execução das etapas e, consequentemente, aumentar a produtividade. 

Aumento da segurança: Os equipamentos de proteção individual (EPIs) e coletiva (EPCs) também são exemplos de avanços tecnológicos na construção civil. Com eles, as chances de evitar acidentes são muito mais altas.

 

Objetos ou equipamentos tecnológicos

Que tal conhecer alguns objetos que complementam a evolução tecnológica na construção civil? Veja uma pequena lista abaixo:

 

Impressão 3D: Além de permitir peças personalizadas, a impressão 3D otimiza o uso de materiais, resultando em menos desperdício e diminuindo o tempo da execução no canteiro de obras.

Drones: Com esses equipamentos, é possível identificar o andamento do projeto e de diversos processos com mais facilidade. Um drone percorre todo o espaço da obra em poucos minutos.

Sensores: São aliados da segurança e podem ser utilizados até nos uniformes dos trabalhadores para avisar, por exemplo, sobre possíveis impactos.

 

Conclusão

Você acompanhou ao longo do texto um pouco da evolução tecnológica que contribuiu e ainda contribui para a construção civil ser cada vez mais eficiente. Aqui, na Tecverde, o nosso sistema construtivo industrializado é fruto das inovações que agregam valor ao desenvolvimento sustentável do setor da construção; assim como qualquer processo evolutivo, estamos sempre estudando novas possibilidades e inovações para que o nosso sistema esteja sempre atualizado.

Se você é a favor da tecnologia na construção civil, construa com a gente! Preencha o formulário abaixo e fale com nosso time!

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...