Skip to main content

Custo de materiais é maior problema enfrentado pelo mercado imobiliário em 2022, segundo pesquisa

Por Breno Damascena para Imóveis Estadão

De acordo com levantamento realizado pela Brain Inteligência Estratégica, em parceria com a ABRAINC, 82% das empresas observam o custo de materiais como a maior dificuldade para o setor no ano de 2022. O item foi seguido de longe pela dificuldade de aprovação/licenciamento (44%) e pelo custo de terrenos (33%).

A pesquisa que destacou o custo de materiais foi divulgada durante a 5ª edição do Fórum Brasileiro das Incorporadoras Imobiliárias (INCORPORA), evento promovido pela Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), que reuniu grandes entidades e empresas do setor.

Realizado a partir de questionário com 356 empresas e 850 consumidores, o estudo se propôs a traçar um panorama do cenário atual e compreender as expectativas para 2023.

O contexto é visto com otimismo para 62% dos respondentes, que acreditam que no próximo ano a conjuntura do mercado estará um pouco ou muito melhor do que está agora, enquanto apenas 3% acreditam que estará muito pior.

“A maioria das pessoas previa um cenário desfavorável, sobretudo pela alta dos juros, mas não é o que temos visto”, afirma Fábio Tadeu Araújo, CEO da Brain Inteligência Estratégica, responsável pela pesquisa. Não é para menos. Afinal, 55% dos respondentes disseram que venderam acima ou de acordo com a meta prevista no início do ano. Por outro lado, 38% vendeu abaixo da meta.

Do ponto de vista dos consumidores, observa-se a consolidação de tendências, como o impacto significativo das compras de imóveis com viés residencial. Foram 85% das unidades vendidas em 2022, sendo 69% para moradia e 16% para 2ª residência ou imóvel de lazer. No entanto, a intenção de compra para os próximos meses caiu e está em 33% neste momento.

O destaque está por conta do aumento da intenção de compra entre os respondentes que recebem acima de 15 mil reais por mês – o que justificaria o crescimento na venda de imóveis de alto e médio padrão. “A compra do imóvel é vista como uma forma de proteger parte do patrimônio da alta inflacionária, assim como obter ganhos reais no longo prazo”, aponta Luiz França, Presidente da ABRAINC.

É possível reduzir o impacto na minha construtora?

O cenário de aumento de custos nos insumos vem emitindo um sinal de alerta no setor desde 2020.  Neste contexto, a produtividade nos canteiros deve se tornar ainda relevante para as empresas. Assim, a construção industrializada off-site torna-se uma das principais opções para as construtoras e incorporadoras terem um maior controle sobre suas atividades, além de otimizar os processos no canteiro de obras. Neste modelo construtivo a padronização e escalabilidade permitem ciclos mais curtos de produção o que tende mitigar os riscos gerais e diminuir os custos, principalmente os indiretos.

Ao contrário do que pode ser idealizado, a implantação de uma obra industrializada é muito fácil para a construtora ou incorporadora. Tendo a Tecverde como uma parceira de negócio, por exemplo, é possível desenvolver projetos e operacionalizar a produção de casas térreas, sobrados e torres de até quatro pavimentos, com diferentes tipos de projetos.

A Casa 1.0 desponta neste cenário como alternativa para viabilização de empreendimentos do Casa Verde e Amarela, em um formato que acelera a linha de fabricação e viabiliza a construção de imóveis a um custo hoje inviável a empreendimentos tradicionais. Clique aqui e saiba mais.

 

Nossa fábrica já possui toda estrutura necessária para produzir até 15 unidades habitacionais por dia. Atualmente, temos mais de 24 mil pessoas morando em residências Tecverde, com um índice de satisfação de 92%. Preencha o formulário abaixo e entre em contato conosco!

 


Outras notícias

Construindo o Futuro: Inovações na Construção Civil

03/05/2024
A Tecverde Engenharia está na vanguarda da inovação na construção civil, utilizando tecnologias de ponta e materiais sustentáveis para erguer...

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...