Skip to main content

Especialistas revelam tendências para os empreendimentos em 2022

pandemia e a recessão econômica não foram suficientes para frear o mercado imobiliário, que teve um grande crescimento em 2020 e manteve o ritmo em 2021. Segundo estimativa da Associação de Dirigentes de Empresas do Mercado Imobiliário do Rio de Janeiro (Ademi-RJ), o valor Geral de Vendas (VGV) no Brasil fechou o ano em R$ 99 bilhões, um crescimento de 12% em comparação com 2020.

O setor da construção civil também esteve aquecido. A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) constatou o maior crescimento nos últimos 10 anos para o mercado. O PIB do setor subiu de 2,5% para 4% em 2021.

Com a alta dos juros e as eleições presidenciais, a previsão é de que o mercado continue em alta, mas com a velocidade de crescimento reduzida. “Acredito que haverá uma continuação de um forte crescimento, mesmo que em um ritmo um pouco menor. Já para o segundo semestre, pode ser que a questão da eleição desfoque um pouco, mas, historicamente, já percebemos que a dinâmica do mercado é muito mais forte do que qualquer discussão política. Acaba que a necessidade das pessoas de comprarem uma moradia é sempre muito grande”, aponta João Gabriel Tomé, CEO da City Soluções Urbanas.

Tecnologia e sustentabilidade

A tecnologia em prol da sustentabilidade tem ganhado cada vez mais espaço na construção civil. Há um investimento substancial em soluções construtivas que minimizem os impactos ambientais, procedimentos que dispensam o uso de água ou de materiais nocivos à natureza.

Sistemas como Light Steel FrameSteel Frame Wood Frame, antes pouco difundidos no Brasil, ganharam notoriedade em 2021 e serão tendência neste ano na construção civil. Segundo Lucas Bonfogo, gerente técnico da Decorlit, empresa nacional de soluções construtivas, outras novidades como painéis modulares para rede elétrica e hidráulica, soluções para fachadas leves e o sistema BIM – criação do modelo virtual com informações técnicas da edificação – terão forte impacto no mercado daqui para frente.

“Nas garagens, os espaços para bicicleta deverão aumentar e a quantidade de pontos para carregar carros elétricos também”, completa Tatiana Muszkat, diretora institucional e de marketing da You,inc.

Leia a matéria completa: Revista Casa e Jardim

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...