Litoral Norte – São Sebastião

Localização: São Sebastião (SP)
Unidades: 518
Área: de 41 a 49 m².
Tipo de Empreendimento: residencial (apartamentos e casas)
Parceiros: DHU – Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano do Estado de São Paulo, Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação do Estado de São Paulo e Governo do Estado de São Paulo.
Conclusão: 2023
Tempo de Execução: 6 meses (escopo Tecverde)
Pioneira em construção industrializada na América Latina, a Tecverde foi contratada pelo governo do estado de São Paulo, via CDHU, para construir um empreendimento habitacional para atender às famílias afetadas pelas chuvas que atingiram o Litoral Norte em fevereiro de 2023. Foram entregues 518 unidades habitacionais na cidade de São Sebastião (Baleia Verde), sendo 480 apartamentos divididos em 30 prédios com térreo mais três pavimentos, com cada torre tendo 16 unidades em duas tipologias, de 47m² e 49m². O empreendimento conta ainda com 38 casas de 41m² e 47m².
Todas as residências são construídas em wood frame, tecnologia de construção industrializada com estruturas de madeira. Os painéis são desenvolvidos em ambiente controlado, possibilitando uma precisão maior no orçamento, a redução de geração de resíduos e maior organização do canteiro. O modelo também reduz consideravelmente o tempo da obra, já que os imóveis saem de fábrica praticamente prontos para que as estruturas – paredes, piso e telhado – sejam apenas montadas em canteiro. Com um sistema plug-and-play, a montagem do empreendimento acontece de forma simples e rápida.
A celeridade da construção industrializada foi o grande diferencial do projeto, já que permite maior velocidade de reação em situações emergenciais como a de São Sebastião. Com o modelo, a Tecverde produziu e montou em apenas seis meses uma obra que levaria pelo menos três anos para ser construída em alvenaria tradicional.













