Skip to main content

Presidente do CREA/PR destaca qualidade e inovação do Projeto Moradias da Itaipu Binacional

Na Tecverde, temos o orgulho de estar à frente de projetos que não apenas constroem casas, mas também moldam o futuro da habitação no Brasil. Um exemplo notável é o Conjunto Habitacional Marina Áureo Galdin, parte do Projeto Moradias em Foz do Iguaçu (PR). Este empreendimento, que integra as ações do programa Itaipu Mais que Energia, é um verdadeiro marco em inovação tecnológica, sustentabilidade e compromisso social, e recentemente recebeu uma importante visita do Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (CREA/PR).

Na última quinta-feira (12), uma comitiva do CREA/PR esteve no local para conhecer de perto as 52 novas residências, que já estão em fase final de construção. O diretor administrativo da Itaipu Binacional, Iggor Gomes Rocha, acompanhou a visita.

Qualidade e Rapidez que Impressionam

O engenheiro agrônomo Clodomir Luiz Ascari, atual presidente do CREA/PR, expressou sua admiração pela qualidade, rapidez e inovação do projeto. “A primeira sensação que tive foi de uma obra executada em pouco tempo, cerca de seis a sete meses, saindo do zero para uma construção pronta e com qualidade”, afirmou Ascari, parabenizando todos os envolvidos. Ele destacou que o projeto exemplifica a missão do CREA de defender a sociedade, garantindo “segurança e qualidade de vida” às famílias beneficiadas.

Ascari também ressaltou o enorme potencial de replicação do modelo da Tecverde. “Acho que deve ser replicado em outros locais, porque temos um estado rico, mas ainda com problemas habitacionais. O ideal seria zerar esse déficit e dar a todas as pessoas a condição de morar de forma digna como aqui”, explicou. Essa visão está perfeitamente alinhada com o compromisso da Tecverde em oferecer soluções habitacionais eficientes e de alta qualidade em escala.

Respostas Rápidas para Desafios Atuais

Iggor Gomes Rocha, diretor da Itaipu, sublinhou o caráter inovador do projeto, que surgiu da necessidade de oferecer respostas rápidas a eventos climáticos extremos. “Surgiu a ideia de casas sustentáveis, pré-fabricadas, para dar respostas imediatas. A estrutura básica é construída em seis horas, e vamos entregar para vítimas de mudanças climáticas, pessoas de baixíssima renda que estão em área de proteção ambiental”, detalhou Rocha. Ele expressou o desejo de que o modelo seja amplamente replicado: “Receber o CREA é um prazer, porque uma premissa do projeto é que ele saia nos portais dos engenheiros e seja experimentado em outras obras”.

Maria Inês, 76 anos, e Valdelina de Melo da Silva, 69, futuras moradoras do Conjunto Habitacional Marina Áureo Galdin. Foto: Sara Cheida / Itaipu Binacional

O Projeto Moradias é fruto de uma parceria estratégica entre Itaipu, Itaipu Parquetec, Prefeitura de Foz do Iguaçu e o Instituto de Habitação de Foz do Iguaçu (FozHabita). Além das 52 residências em estágio final, o empreendimento prevê outros dois lotes: um segundo com 60 casas, em fase de terraplanagem, e um terceiro, o maior, com 142 moradias, em processo de regulamentação do terreno.

Wood Frame: A Tecnologia por Trás da Sustentabilidade

A Tecverde é a responsável pela execução das obras, utilizando nosso exclusivo sistema construtivo Wood Frame. Este sistema, que emprega madeira de reflorestamento como matéria-prima, é um pilar fundamental para a redução da emissão de carbono na construção. Ele se alinha perfeitamente com as diretrizes do Governo Federal sobre transição energética justa e aplica a sustentabilidade de forma prática na construção civil, resultando em:

  • Redução drástica do tempo de obra: Nossas casas são construídas em tempo recorde, otimizando o cronograma do projeto.
  • Menor produção de resíduos: A tecnologia de Construção a Seco, oriunda da Europa, minimiza o desperdício de materiais no canteiro de obras.
  • Eficiência hídrica: Utilizamos muito menos recursos hídricos durante a construção.

Tudo isso é possível porque as unidades habitacionais são produzidas em nossa fábrica, onde as paredes já vêm com as tubulações hidráulicas, elétricas e fiação acopladas, agilizando a montagem no local.

Reconhecimento e Impacto

O impacto e a relevância do Projeto Moradias foram amplamente reconhecidos. A iniciativa foi laureada na categoria Inovação, Tecnologia e Sustentabilidade no Congresso Brasileiro de Habitação Social 2024, recebendo o prestigiado Prêmio 21 de Agosto do Instituto Habita Brasil – considerada a maior premiação de projetos habitacionais do país.

O Projeto Moradias está diretamente ligado aos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especificamente aos ODS 11 (Cidades e Comunidades Sustentáveis), 17 (Parcerias e Meios de Implementação), 6 (Água Potável e Saneamento) e 9 (Indústria, Inovação e Infraestrutura).

Estamos entusiasmados em fazer parte de um projeto que não só inova em técnicas construtivas, mas também contribui significativamente para o bem-estar social e a sustentabilidade ambiental. O Conjunto Habitacional Marina Áureo Galdin é um testemunho do que é possível alcançar quando unimos tecnologia, compromisso e visão de futuro.

Outras notícias

Qual é o papel de cada componente das nossas paredes industrializadas

25/09/2025
Quando falamos em construção industrializada, cada camada da parede tem uma função essencial para garantir durabilidade, conforto e desempenho. Neste...

Parque Palafitas: como a tecnologia construtiva pode revolucionar as obras públicas

01/09/2025
Atualmente, a Tecverde firmou uma parceria com a Prefeitura de Santos (SP) para realizar um projeto inédito de urbanização no...

Valor Econômico: Tecverde, de casas pré-fabricadas, muda fábrica para SP em busca de competitividade

27/08/2025
Em entrevista ao veículo de imprensa Valor Econômico, Ronaldo Passeri, CEO da Tecverde, fala sobre a nova unidade produtiva da...

Por que a Industrialização é Inevitável?

26/08/2025
A construção civil está vivendo um momento decisivo. Isso porque, hoje, o setor ainda enfrenta desafios que já estão sendo...

Aviso:


Nosso telefone comercial está temporariamente indisponível.

Contatos comerciais pelo formulário ou pelo e-mail negocios@tecverde.com.br

Isso vai fechar em 0 segundos