Skip to main content

Benefícios da Industrialização para obras públicas

A construção industrializada apresenta diversas vantagens para diferentes tipos de edificações. No caso de obras públicas, isso não é diferente. Na verdade, o sistema off-site pode ser até mais vantajoso para os governos, já que a partir dele é possível viabilizar empreendimentos de habitação social e econômica, bem como projetos voltados para prestar serviços à população de forma muito mais rápida e menos burocrática.

É importante salientar que obras em wood frame não perdem em nada quando falamos sobre qualidade e resistência. Assim como qualquer tipo de construção, a Tecverde segue à risca todas as normas regulamentadoras de desempenho, sendo completamente seguras, resistentes, confortáveis e duráveis. 

Veja a seguir alguns dos benefícios da construção off-site para obras públicas.

Velocidade na entrega e no atendimento à população

A construção de hospitais, escolas, bibliotecas, entre outros exemplos, podem ser muito beneficiados pela agilidade de produção e velocidade na montagem, podendo atender as demandas da população de forma rápida e com qualidade comprovada. 

Com a industrialização, projetos que levariam anos para serem finalizadas com a construção em alvenaria, são entregues quatro vezes mais rápido. Isso acontece devido ao planejamento 100% realizado a partir do sistema BIM, pela padronização, que transforma a obra em uma linha de montagem, e também, porque estruturas saem da fábrica já com a parte elétrica e hidráulica instaladas, sendo apenas montadas em canteiro. Com exceção de projetos residenciais, as edificações também recebem acabamentos finos como pintura, entre outras instalações.

Gerenciamento de canteiro

Nesse tipo de construção, a Tecverde consegue endereçar o produto para vários canteiros de obra de forma simultânea, possibilitando atender vários municípios ao mesmo tempo.

Sustentabilidade das obras 

O sistema off-site proporciona diversas oportunidades de minimizar o impacto ambiental da construção civil. O uso de materiais para a construção de painéis e elementos construtivos, por exemplo, é muito mais consciente, já que na Tecverde, são utilizadas opções renováveis, com foco na promoção da Construção de Baixo Carbono. Sem contar que, por ser um método construtivo a seco, a construção industrializada utiliza muito menos recursos hídricos em relação à convencional.

A geração de resíduos também diminui drasticamente por meio da otimização de projetos e processos. Além disso, a Tecverde realiza a promoção dos 5Rs na Engenharia e Operações (repensar, recusar, reduzir, reutilizar e reciclar), realiza a Gestão Ambiental dos Resíduos gerados, buscando pela melhor opção ambiental na destinação, e por soluções que promovam a Economia Circular.

Redução de custos

Por conta do maior controle de uso de materiais e planejamento da obra, a construção industrializada também permite orçamentos mais assertivos, reduzindo custos indiretos de obra e variáveis no orçamento.

Leia também

50 novas salas de aula em colégios estaduais são entregues no Paraná

Tecverde recebe a visita do governo de São Paulo para conhecer a produção das unidades de São Sebastião

 

Quer construir com a Tecverde? Entre em contato: https://www.tecverde.com.br/contato/

Outras notícias

Presidente do CREA/PR destaca qualidade e inovação do Projeto Moradias da Itaipu Binacional

16/06/2025
Na Tecverde, temos o orgulho de estar à frente de projetos que não apenas constroem casas, mas também moldam o...

Tecverde inicia obras da segunda fase do projeto moradias em Foz do Iguaçu

01/06/2025
A Tecverde, líder em construção industrializada e sustentável no Brasil, anuncia o início da terraplanagem e preparação do terreno para...
Residencia egon pudell woos frame

Entrega da Segunda Fase do Loteamento Egon Pudell em Toledo (PR)

17/05/2025
Na última quinta-feira (15), a Tecverde participou da cerimônia de entrega da segunda fase do Loteamento Egon Pudell, localizado em...
Minha Casa Minha Vida Faixa 4: expansão, crédito e novas demandas

Minha Casa Minha Vida Faixa 4: expansão, crédito e novas demandas

12/05/2025
O déficit habitacional da classe média brasileira sempre representou uma lacuna estratégica para o setor da construção civil. Com a...