Skip to main content

8 de março na construção civil: Mulheres que nos inspiram

Em 1945, Enedina Marques fez história ao ser a primeira mulher a se formar em engenharia civil no estado do Paraná. Em um ambiente dominado por homens, ela conquistou seu espaço, dando esperança e representatividade para diversas mulheres que hoje constroem suas carreiras na construção civil e em tantos outros segmentos. Ela deixou não somente um legado maravilhoso para mulher brasileira, mas para toda engenharia no país.

Hoje, apesar de ainda serem minoria, pesquisas já evidenciam que a força de trabalho feminina está aumentando nos escritórios de engenharia e canteiros de obra do Brasil. Segundo dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a ascensão das mulheres na construção civil cresceu quase 50% nos últimos dez anos. Em março de 2020, antes do ápice da pandemia no Brasil, os registros apontavam mais de 200 mil mulheres atuantes nesse setor.

Aqui na Tecverde existe uma preocupação genuína para a ampla inserção da mulher, nos processos da empresa: Nossa intenção é conseguimos ter equilíbrio e ampliar ativamente a participação feminina em nossas obras, fábrica, cargos administrativos e de gestão.

Enxergamos um horizonte repleto de oportunidades na construção civil, para que cada vez mais mulheres possam conquistar o seu espaço, afinal lugar de mulher é construindo o que ela quiser. E, aproveitando a grandeza do dia, reunimos alguns perfis de mulheres que um dia fizeram ou que hoje fazem a diferença no setor! Confira abaixo:

Edwiges Maria Becker Hom’meil: Abrindo nossa lista de mulheres inspiradora, trazemos a primeira engenheira a se formar no Brasil, no ano de 1917, na Escola Politécnica do Rio de Janeiro, nome da instituição atualmente.  Edwiges foi pioneira na engenharia no país e uma grande responsável para a inserção da mulher nesse mercado de trabalho.

Enedina Marques: Nascida em 1913, Enedina ingressou na Faculdade de Engenharia da Universidade do Paraná no ano de 1940. Foi a primeira mulher a se formar em engenharia no Estado do Paraná e também a primeira mulher negra engenheira do Brasil. Desempenhou funções na Secretaria de Estado de Viação e Obras Públicas e no Departamento Estadual de Águas e Energia Elétrica do Paraná, trabalhando no desenvolvimento do Plano Hidrelétrico do Paraná com ênfase para o projeto da Usina Capivari-Cachoeira. Foi chefe de hidráulica, da divisão de estatísticas e do serviço de engenharia do Paraná, na Secretaria de Educação e Cultura do Estado.

Nora Stanton: engenheira britânica que se radicou nos Estados Unidos, onde tornou-se a primeira mulher a ingressar na Sociedade Americana de Engenheiros Civis (Asce, na sigla em inglês). Ela construiu uma história de destaque na Companhia Americana de Pontes e no Conselho de Abastecimento de Água de Nova York.

Maria Amparo Xavier: ilha de um pequeno povoado de Jaguaripe, no Recôncavo baiano, ficou conhecida por ser a primeira mestre de obras da Bahia e, atualmente, dá palestras e luta pela inserção das mulheres no mercado de trabalho, mais especificamente, na Construção Civil.

Deise Gravina: engenheira civil e idealizadora do Projeto Mão na Massa, sempre esteve ligada a obras sociais. Diretora do Abrigo Maria Imaculada, situado no bairro do Rocha, sempre sonhou em aliar construção civil e emancipação do público atendido em programas sociais. Em sua prática profissional, ela vislumbrou a possibilidade de as mulheres participarem de um segmento até então dominado pela presença masculina.

Stael Xavier: Stael Xavier é head comercial da Tecverde Engenharia. Com mais de 14 anos de experiência no mercado imobiliário, e 10 anos de experiência em construção à seco. Arquiteta e urbanista, com especialização em gerenciamento de projetos de engenharia pela PUC, aceitou, com muito sucesso, o desafio de transformar o setor da construção civil no Brasil por meio da industrialização.

Carla Monich: Head de Gente & ESG na Tecverde, este ano, Carla comemorou seu nono aniversário de empresa. Representante ávida do nosso sonho grande de industrializar e tornar a construção civil mais sustentável, é porta-voz do Jeito Tecverde, disseminando nossa cultura para o mundo! Engenheira Ambiental, é mestre em Engenharia da Construção Civil, com foco em Sustentabilidade no Ambiente Construído e especialista em Inovação e Gestão de Talentos. Na Tecverde implantou os departamentos de Inovação e de Gente & Gestão, liderou projetos estratégicos e atualmente lidera a implantação das estratégias de ESG com foco em impacto positivo.

Zaha Hadid: Zaha Mohammad Hadid, foi uma arquiteta e designer iraquiano-britânica, reconhecida com uma das maiores arquitetas do final do século XX e começo do século XXI. Natural do Iraque, Hadid se formou em matemática, depois se formando em arquitetura, na Inglaterra, em 1972. ficou conhecida por sua arquitetura intensamente futurista cheia de curvas e ângulos agudos.

Paula Jansen: Diretora de Projetos, Produtos, Inovação e EVTL na ADN Construtora e Incorporadora, que hoje ocupa o 35º lugar entre as maiores do Brasil segundo o Ranking INTEC das 100 Maiores Construtoras.

Ana Belizário: Ana é head de novos negócios da Urbem. Com mais de dez anos de experiência no mercado imobiliário, Ana é arquiteta e mestranda pela FAU-USP, com especialização em estruturas em madeira, e acredita na urgência de engajar especialistas e sociedade civil no combate às mudanças climáticas por meio da redução das emissões de carbono do setor construtivo.

Erika Matsumoto: Atualmente Presidente da Urba Desenvolvimento Urbano S.A., empresa de loteamentos do Grupo MRV&CO, Érika é formada em Engenharia Civil pela Universidade Estadual Paulista – UNESP (1994), pós-graduada com MBA Executivo pelo Instituto de Ensino e Pesquisa – INSPER (2006). Atuou na Racional Engenharia Ltda., empresa de construção, e Racional Empreendimentos Ltda., empresa de desenvolvimento imobiliário, no período de 1997 a 2019, sendo o último cargo Vice-Presidente, responsável pela área de operações (engenharia e construção) e de desenvolvimento de negócios do grupo.

Paula Lunardelli: Paula é CEO da Prevision, empresa especializada no desenvolvimento de tecnologias para gestão eficiente de obras. Tem o propósito claro de impactar o país através do desenvolvimento sustentável e, dessa forma, também dirige a Vertical Construtech, da ACATE. É formada em engenharia civil, especialista em gestão de negócios imobiliários e trabalha há 15 anos com planejamento e gestão de obras.

Sabemos que ainda há um caminho grande a ser trilhado, mas, reconhecemos em todas as mulheres um brilho de esperança. Desejamos que dia após dia sejam conquistados ainda mais espaços, para que elas sejam sempre nossa inspiração. A elas e a todas que estão em nosso Time: muito obrigado por serem parte desta história. Vocês com certeza fazem a diferença em nossa jornada!

E, lembrem-se: ser mulher é ter a força transformadora que pode – e deve – mudar o mundo!

Outras notícias

Presidente do CREA/PR destaca qualidade e inovação do Projeto Moradias da Itaipu Binacional

16/06/2025
Na Tecverde, temos o orgulho de estar à frente de projetos que não apenas constroem casas, mas também moldam o...

Tecverde inicia obras da segunda fase do projeto moradias em Foz do Iguaçu

01/06/2025
A Tecverde, líder em construção industrializada e sustentável no Brasil, anuncia o início da terraplanagem e preparação do terreno para...
Residencia egon pudell woos frame

Entrega da Segunda Fase do Loteamento Egon Pudell em Toledo (PR)

17/05/2025
Na última quinta-feira (15), a Tecverde participou da cerimônia de entrega da segunda fase do Loteamento Egon Pudell, localizado em...
Minha Casa Minha Vida Faixa 4: expansão, crédito e novas demandas

Minha Casa Minha Vida Faixa 4: expansão, crédito e novas demandas

12/05/2025
O déficit habitacional da classe média brasileira sempre representou uma lacuna estratégica para o setor da construção civil. Com a...