Skip to main content

Em artigo no Estadão, presidentes de entidades do grupo Construção é + falam sobre modernização do setor

Nesta semana o grupo Construção é +, formado por 14 entidades do setor – Abrafati, Abramat, Abcic, Abrainc, Afeal, Anfacer, Anicer, Anamaco, Abividro, Abravidros e Associação Drywall, liderados pela CBIC -, publicou um artigo no jornal Estadão, sobre a necessidade e os entraves para a modernização do setor no Brasil.

De acordo com o material, “hoje, apesar dos avanços, ainda há uma longa caminhada na direção de soluções modernas para quem constrói, principalmente em quesitos como qualidade, segurança do trabalhador e sustentabilidade. Nesta trilha de racionalização da construção, a produção se dá em fábricas, deixando para os canteiros uma espécie de linha de montagem. Os mais disseminados exemplos disso são kits hidráulicos para banheiros e estruturas pré-moldadas. Vários desses itens já fazem parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H).

[…] o Brasil ainda apresenta um cenário com enormes possibilidades de avanço em inovação, produtividade e padronização. Apesar da modernização recente, a construção brasileira ainda tem muito a evoluir nesses quesitos, cujas dificuldades aumentam os desperdícios ambientais e financeiros.

Uma boa oportunidade para darmos este salto é inovarmos na entrega de moradias aos brasileiros que ainda vivem em situação precária. Hoje, temos 7,8 milhões de famílias em habitações sem segurança ou estrutura mínimas. É um cenário triste, que exige medidas eficazes e urgentes, encontradas em técnicas de construção com processo produtivo industrial.

Modernizar a construção é possível. Mais do que isso, é necessário. O mercado está cada vez mais exigente e não será possível zerar o déficit habitacional com modelos convencionais. Adotar soluções inovadoras é a oportunidade para uma construção com mais produtividade, sustentabilidade, qualidade e eficiência”.

Como é possível inovar na construção civil?

Para inovar com sucesso na construção civil e ao mesmo tempo ter mais produtividade e eficiência em um setor que é tão estratégico para a economia do nosso país, incorporar novas tecnologias aos processos e trabalhar uma mudança cultural para que empresas e público em geral conheçam e aceitem novas metodologias construtivas, materiais e recursos são passos fundamentais neste processo.

O setor tem suas próprias oportunidades e desafios e sem dúvidas, a produtividade é um dos tópicos que mais preocupam as empresas da construção no Brasil.

Quando falamos de produtividade, é impossível não mencionar a construção industrializada off-site, que transforma a obra em uma linha de produção, reduzindo processos artesanais, minimizando risco e agregando inúmeros benefícios sustentáveis para o projeto. Dentre as vantagens da industrialização, podemos salientar

  1. Redução no prazo de obras;
  2. Padronização das atividades e processos;
  3. Redução de desperdícios de materiais;
  4. Aumento do controle sobre estoque de insumos;
  5. Diminuição de retrabalhos e de atividades artesanais;
  6. Maior qualidade e segurança para o trabalhador;
  7. Redução de custos administrativos para o canteiro de obras;
  8. Maior índices de sustentabilidade.

Quer saber como levar todos esses benefícios para suas obras? Preencha o formulário abaixo e fale conosco:


Outras notícias

Wood frame para a revitalização urbana em Santos (SP): Conheça a obra Parque Palafitas

21/10/2025
A cidade de Santos (SP) está prestes a se tornar referência em urbanização sustentável no Brasil. Em parceria com a...

Qual é o papel de cada componente das nossas paredes industrializadas

25/09/2025
Quando falamos em construção industrializada, cada camada da parede tem uma função essencial para garantir durabilidade, conforto e desempenho. Neste...

Parque Palafitas: como a tecnologia construtiva pode revolucionar as obras públicas

01/09/2025
Atualmente, a Tecverde firmou uma parceria com a Prefeitura de Santos (SP) para realizar um projeto inédito de urbanização no...

Valor Econômico: Tecverde, de casas pré-fabricadas, muda fábrica para SP em busca de competitividade

27/08/2025
Em entrevista ao veículo de imprensa Valor Econômico, Ronaldo Passeri, CEO da Tecverde, fala sobre a nova unidade produtiva da...

Aviso:


Nosso telefone comercial está temporariamente indisponível.

Contatos comerciais pelo formulário ou pelo e-mail negocios@tecverde.com.br

Isso vai fechar em 0 segundos