Wood frame para a revitalização urbana em Santos (SP): Conheça a obra Parque Palafitas

A cidade de Santos (SP) está prestes a se tornar referência em urbanização sustentável no Brasil. Em parceria com a Prefeitura, a Tecverde está realizando um projeto inédito de revitalização urbana que une moradia digna, recuperação ambiental e inovação tecnológica.
Uma nova realidade para o Dique da Vila Gilda
Antes ocupada por casas de palafitas, a área de mangue desativado no Dique da Vila Gilda está sendo transformada em uma nova comunidade planejada. Estão sendo construídas 60 unidades habitacionais em wood frame, além de edificações institucionais, comerciais e de apoio, espaços de lazer, equipamentos públicos e até um píer flutuante para embarcações de passageiros.
Mais do que casas, este projeto entrega qualidade de vida e infraestrutura completa para os futuros moradores.
Sustentabilidade em primeiro lugar
A urbanização também tem como pilar a revitalização dos mangues. As habitações mais próximas da água, por exemplo, estão sendo removidas para permitir a regeneração ambiental e dar espaço a áreas de lazer e convivência para a população.
Projeto premiado
O projeto de urbanização foi premiado com o Selo de Mérito 2025 no Fórum Nacional de Habitação, um reconhecimento concedido pela Associação Brasileira de Cohabs e pelo Fórum Nacional de Secretarias de Habitação e Desenvolvimento Urbano (FNSHDU). Seu destaque se deu pela inovação e pelo potencial de impacto social e urbano.
Por que construir em wood frame?
A escolha pelo sistema construtivo wood frame vai muito além da inovação: ela reflete um compromisso real com a sustentabilidade e a eficiência. Com ele, conseguimos entregar:
– Até 50% de redução no tempo de obra em comparação ao método convencional;
– 85% menos resíduos no canteiro de obras, graças à construção a seco.
– 88% de redução na pegada de carbono, com menor emissão de CO₂.
– 90% de economia no consumo de água, tornando a obra mais eficiente.
Esses resultados só são possíveis porque as unidades são produzidas em fábrica, já com tubulações hidráulicas, elétricas e de fiação acopladas, o que garante velocidade e precisão na montagem no local.
O projeto em Santos é a prova de que é possível promover desenvolvimento urbano, preservação ambiental e inclusão social de forma conjunta.
Na Tecverde, acreditamos que o futuro da construção civil precisa ser sustentável, industrializado e acessível. E este é apenas o começo!
Saiba mais sobre como o jeito Tecverde de construir pode fazer parte de obras públicas como essa. Acesse o nosso e-book Construção Industrializada e as Obras Públicas: unindo forças para um futuro mais eficiente.