Por que a Industrialização é Inevitável?
A construção civil está vivendo um momento decisivo. Isso porque, hoje, o setor ainda enfrenta desafios que já estão sendo resolvidos através da adoção de tecnologias inovadoras.
Nesse sentido, a industrialização da construção, com métodos como wood frame, steel frame e construção modular têm se destacado como um caminho inevitável para um futuro mais eficiente, econômico e sustentável. É sobre isso que falaremos neste artigo!
1. Crise de custos e a necessidade de eficiência
Comparado ao modelo tradicional de construção, baseado em alvenaria, a industrialização resolve questões como o tempo da obra, o desperdício de materiais e a grande dependência de mão de obra especializada. Quer um exemplo? Na Tecverde, fazemos assim:
– Obra entregue em até 50% do tempo de uma construção tradicional: trabalhamos com componentes pré-fabricados feitos em ambiente fabril, diminuindo drasticamente o tempo de obra no canteiro, onde ocorre a montagem destes componentes através da metodologia plug and play.
– Menos desperdício: os componentes são pré-fabricados com precisão, minimizando perdas de materiais.
– Mão de obra otimizada: O canteiro de obras requer menos trabalhadores.
– Previsibilidade orçamentária: como a produção é controlada em fábrica, há menos surpresas com atrasos e gastos extras.
2. Escassez de mão de obra
A falta de pedreiros, carpinteiros e outros profissionais qualificados é uma realidade global. A industrialização resolve esse problema ao transferir grande parte do processo para fábricas, onde a produção é padronizada e menos dependente de habilidades manuais. Além disso, como falamos anteriormente, sistemas como wood frame utilizam montagem rápida no canteiro de obras, exigindo equipes menores e treinamento mais simples.
3. Redução de Impacto Ambiental
A construção civil é um dos setores que mais poluem no mundo, responsável por cerca de 40% das emissões de CO₂. Nesse sentido, métodos industrializados trazem vantagens como a redução de resíduos, onde a fabricação controlada diminui sobras e permite reciclagem eficiente.
Mas o uso da madeira, por si só, é a grande responsável pela sustentabilidade das nossas obras aqui na Tecverde:
– Madeira proveniente de florestas plantadas: além de contribuir com o combate ao desmatamento, esta prática também facilita o rastreamento da matéria-prima.
– Sequestro de carbono: a madeira auxilia na redução da concentração de CO2 na atmosfera, um dos principais gases de efeito estufa, ajudando a mitigar as mudanças climáticas.
– Economia de recursos hídricos: por se tratar de uma construção à seco, o uso da água é reduzido em cerca de 90% em nossas obras.
– Eficiência energética: Edifícios em wood frame têm melhor isolamento térmico, reduzindo gastos com climatização.
A construção civil não pode mais depender de processos lentos, caros e insustentáveis. A industrialização, independente do método escolhido, é a resposta para os principais desafios do setor. E quem se adaptar primeiro colherá os frutos de um mercado mais competitivo e alinhado com as demandas do futuro. A revolução já começou!



