Skip to main content

Parque Palafitas: obras iniciaram no dia 13 de dezembro

Projeto Parque das Palafitas Santos e Tecverde

Começou no dia 13 de dezembro, em Santos, um plano inédito de urbanização no País: o Parque Palafitas. O projeto-piloto prevê a construção de 60 unidades habitacionais em uma área de mil metros quadrados na comunidade do Dique da Vila Gilda, na Zona Noroeste.

O objetivo da Prefeitura é estabelecer uma nova forma de ocupação nessas áreas originalmente de mangues, promovendo não apenas o bem-estar dos moradores, mas também a recuperação ambiental.

Para o secretário de Desenvolvimento Urbano, Glaucus Farinello, o projeto é um marco histórico, social e arquitetônico para Santos. “Muito se discutiu ao longo de décadas sobre qual seria a solução efetiva para essa região tão vulnerável da Cidade. E hoje estamos dando o pontapé inicial a esse projeto inovador, que trará um novo olhar arquitetônico e social para a região e, assim, romperá paradigmas”.

O estaqueamento é a primeira etapa do projeto, que, na sequência, envolve a construção de 60 unidades habitacionais em estruturas modulares. É utilizada uma metodologia de estaqueamento aplicada em outros países e semelhante à utilizada na construção de terminais portuários, destacando-se pelas abordagens sustentável e social, com soluções construtivas mais simples e rápidas.

Para a execução da fundação da estrutura de apoio das casas, serão fincadas estacas pré-fabricadas de concreto. Na sequência, serão assentados sobre as estacas os blocos de fundação e as vigas que suportarão as lajes de apoio. É sobre essas lajes que serão assentados seis conjuntos habitacionais – quatro de apartamentos, totalizando 44 unidades, e dois de casas, cada um com oito residências térreas.

A laje de apoio será executada com vigas em concreto armado moldadas no local e lajes pré-moldadas, seguindo-se camada de consolidação com tela soldada e outra de concreto usinado, cobrindo quatro mil metros quadrados. O entorno da laje de apoio terá proteções com guarda-corpo metálico e elementos vazados em vidro, tipo veneziana, com 205m de extensão.

Construção

A obra será executada pela Tecverde com o sistema em light wood frame e contará com 60 unidades habitacionais, divididas em dois dois prédios que terão 16 apartamentos, distribuídos no térreo e no 1º pavimento; o outro, 12 unidades dispostas no térreo e em dois andares, e o último, 16 habitações divididas entre o térreo e três pavimentos. Serão quatro apartamentos por andar, cada um com 49,30m² de área privativa.

Já as 16 casas terão, cada uma, 48,06m² de área construída e testada de 5,75m², compostas de sala de estar e jantar integrados (10,69m²), cozinha (5,34m²), área de serviço (3,02m²), dois quartos (8,28m² e 8,05m²), banheiro (2,88m²) e varanda dos fundos (3,88m²).

Com informações da Prefeitura de Santos.

Outras notícias

Qual é o papel de cada componente das nossas paredes industrializadas

25/09/2025
Quando falamos em construção industrializada, cada camada da parede tem uma função essencial para garantir durabilidade, conforto e desempenho. Neste...

Parque Palafitas: como a tecnologia construtiva pode revolucionar as obras públicas

01/09/2025
Atualmente, a Tecverde firmou uma parceria com a Prefeitura de Santos (SP) para realizar um projeto inédito de urbanização no...

Valor Econômico: Tecverde, de casas pré-fabricadas, muda fábrica para SP em busca de competitividade

27/08/2025
Em entrevista ao veículo de imprensa Valor Econômico, Ronaldo Passeri, CEO da Tecverde, fala sobre a nova unidade produtiva da...

Por que a Industrialização é Inevitável?

26/08/2025
A construção civil está vivendo um momento decisivo. Isso porque, hoje, o setor ainda enfrenta desafios que já estão sendo...

Aviso:


Nosso telefone comercial está temporariamente indisponível.

Contatos comerciais pelo formulário ou pelo e-mail negocios@tecverde.com.br

Isso vai fechar em 0 segundos