Skip to main content

Mulheres na Construção Civil: Uma Trajetória de Conquistas e Oportunidades

Temos orgulho de fazer parte da jornada dessas mulheres inspiradoras que desafiam limites, inovam e, acima de tudo, transformam o cenário da construção civil em nosso país!

Em 1945, Enedina Marques fez história ao se tornar a primeira mulher a se formar em engenharia civil no estado do Paraná. Em um ambiente predominantemente masculino, ela conquistou seu espaço, tornando-se um símbolo de esperança e representatividade para inúmeras mulheres que hoje trilham suas carreiras na construção civil e em diversos outros segmentos. Seu legado não apenas enriqueceu a história das mulheres brasileiras, mas também reverberou em toda a engenharia nacional.

Atualmente, embora ainda sejam minoria, as pesquisas indicam que a força de trabalho feminina está em crescimento nos escritórios de engenharia e nos canteiros de obra do Brasil. De acordo com dados do Ministério do Trabalho e Emprego, a presença das mulheres na construção civil aumentou quase 50% nos últimos dez anos. Em março, antes do auge da pandemia no Brasil, havia mais de 200 mil mulheres atuando nesse setor.

Apesar dos desafios, como preconceito e machismo, o mercado está evoluindo. Para nossa Diretora Comercial, Stael Xavier, que completou 11 anos na Tecverde este ano, o setor da construção oferece oportunidades de carreira muito interessantes para as mulheres.

Uma dessas oportunidades é a implementação de novas tecnologias no setor, que está transformando os processos de trabalho. De acordo com um estudo do McKinsey Global Institute (MGI), que explora o futuro das mulheres no mercado de trabalho, a automação nos canteiros de obras, a industrialização dos sistemas construtivos e o uso de ferramentas como o BIM tendem a aumentar a presença feminina no setor.

Desconstruindo Estereótipos e Abraçando Oportunidades

Os avanços tecnológicos abriram um nicho de oportunidades para o gênero feminino, desvinculando o estereótipo de que o trabalho na construção civil está ligado exclusivamente à força física. Materiais mais leves e formatos pré-moldados estão se tornando cada vez mais comuns, simplificando os processos de montagem e instalação. Essa evolução favorece a contratação de mulheres nessa indústria.

Segundo um documento, para que as mulheres ocupem vagas no novo mercado de trabalho e alcancem salários compatíveis, investir em educação e qualificação profissional é fundamental. A tecnologia tem o poder de derrubar barreiras, criando novas oportunidades econômicas e permitindo que as mulheres participem da força de trabalho em igualdade com os homens, especialmente na era da automação. É crucial que investimentos públicos e privados em plataformas de aprendizagem digital abram essa via para as mulheres.

Na Tecverde, a inclusão feminina é uma preocupação genuína. A empresa busca equilíbrio e ampliação ativa da participação das mulheres em suas obras, fábricas e cargos administrativos e de gestão. Para Stael, embora o segmento ainda seja majoritariamente masculino, as mulheres podem crescer, conquistar espaço e respeito na área. Sua dica para as profissionais que desejam seguir nesse campo é ter clareza sobre seus objetivos e determinação para persistirAlém disso, buscar mentoria pode ser estimulante, pois uma pessoa experiente pode oferecer orientação e auxiliar no desenvolvimento profissional.

As mulheres continuam a moldar o futuro da construção civil, e é inspirador ver como estão transformando essa indústria tão importante. 🌟👷‍♀️

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...