Skip to main content

Métodos construtivos industrializados – como melhorar a produtividade na construção civil

A construção civil é uma das indústrias mais importantes do mundo, mas também uma das que mais tem problemas com produtividade. De acordo com estudos recentes, a produtividade no setor tem crescido em um ritmo muito mais lento do que a média de outras indústrias.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), mostram que em 2020 a produtividade no setor foi cerca de 40% menor do que a média de todas as indústrias.

Podemos atribuir a baixa produtividade na construção civil a alguns fatores, tais como:

  1. Baixo investimento em tecnologia e inovação: A adoção de novas tecnologias e processos construtivos pode aumentar a eficiência e a produtividade do setor, mas no Brasil há uma resistência em adotar essas mudanças.
  2. Falta de capacitação da mão de obra: A falta de capacitação técnica e de treinamento adequado para os trabalhadores da construção civil pode levar a uma menor eficiência e qualidade na execução das obras.
  3. Excesso de burocracia e falta de planejamento: A burocracia no processo de licenciamento e aprovação de projetos, bem como a falta de um planejamento eficiente, pode aumentar o tempo de execução das obras e atrasar a entrega.
  4. Falta de integração entre os elos da cadeia produtiva: A falta de integração e coordenação entre os diferentes atores da cadeia produtiva da construção civil, como fornecedores, construtoras e incorporadoras, pode levar a atrasos e ineficiências.
  5. Condições precárias de trabalho: As condições precárias de trabalho, como jornadas excessivas, falta de segurança no canteiro de obras e salários baixos, podem afetar negativamente a motivação e a produtividade dos trabalhadores.

Fica evidente que solução para aumentar a produtividade na construção civil brasileira passa pela adoção de políticas que incentivem a inovação, o treinamento e a qualificação da mão de obra, a desburocratização do setor, a integração entre os diferentes elos da cadeia produtiva e a melhoria das condições de trabalho. A pergunta é como fazer tudo isso de forma eficiente?

A construção industrializada tem um grande potencial para impactar positivamente nos índices de produtividade da construção civil. Isso ocorre porque a industrialização permite que muitas etapas da construção sejam realizadas em ambientes controlados, utilizando tecnologias avançadas e processos mais eficientes. Esta metodologia se dedica a transformar o canteiro de obras em uma linha de montagem, semelhante ao que ocorre em outras indústrias como a automobilística.

Algumas das vantagens da construção industrializada incluem:

  • Redução do tempo de construção: as etapas de produção, transporte e montagem de componentes podem ser realizadas simultaneamente, o que reduz o tempo total da obra.
  • Maior precisão e qualidade: os componentes são fabricados em ambientes controlados, com maior precisão e qualidade, reduzindo a necessidade de retrabalho e aumentando a durabilidade das construções.
  • Maior segurança no canteiro de obras: como muitas etapas da construção são realizadas em ambientes controlados, há uma redução dos riscos de acidentes no canteiro de obras.
  • Redução do desperdício de materiais: a construção industrializada permite um melhor planejamento e controle dos materiais utilizados na obra, reduzindo o desperdício.
  • Redução dos custos: Com a redução do tempo de construção, aumento da eficiência e redução do desperdício de materiais, a construção industrializada pode levar a uma redução dos custos totais da obra.

O que são métodos construtivos industrializados?

Os métodos construtivos industrializados envolvem a utilização de componentes produzidos em fábricas, que são então transportados para o canteiro de obras e finalizados. Isso pode incluir paredes, pisos, tetos, portas, janelas e outros componentes estruturais e não estruturais ou até mesmo os módulos completamente finalizados.

A utilização de métodos construtivos industrializados pode levar a um maior nível de padronização nas construções, o que melhora a eficiência no processo construtivo e a uma redução dos erros e retrabalhos.

Em resumo, aa industrialização pode aumentar significativamente a produtividade na construção civil, reduzir os custos e melhorar a qualidade do produto final.

Como a Tecverde utiliza a construção industrializada em seus projetos

A Tecverde é uma empresa brasileira especializada em construção industrializada de edifícios residenciais e comerciais. Utiliza tecnologias avançadas de produção em fábrica para fabricar componentes estruturais e outros elementos dos edifícios, que são então transportados para o local da construção e montados de forma rápida e eficiente.

É reconhecida por sua abordagem sustentável e inovadora, que utiliza materiais renováveis, reduz o desperdício de recursos e energia, e reduz a pegada de carbono dos empreendimentos construídos. A empresa também tem colaborado com outras organizações na promoção da construção sustentável e da inovação no setor de construção civil.

 

 

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...