Skip to main content

Lean Construction: mais produtividade para a construção civil

A metodologia lean pode ser descrita como uma filosofia de produção composta por ferramentas, conceitos e princípios, com o objetivo principal de reduzir desperdícios ao mesmo tempo em que agrega valor ao produto.

Estes princípios têm suas origens nos processos desenvolvidos por Taiichi Ohno, que transformaram a Toyota na metade do século passado. A empresa procurava uma forma de competir com outras indústrias do ocidente e assim, desenvolveu este sistema de gestão totalmente focado em elevar a produtividade. Esta metodologia começou a ser implantada na construção civil a partir de meados da década de 90 e desde então segue em amplo desenvolvimento na gestão de obras de todo país.

Soluções lean intensificam as práticas de gestão de projeto ao integrarem metodologias de produção eficazes. A implementação dessas técnicas ocorre de maneira coordenada entre empresa e participantes do projeto para aumentar a visibilidade do trabalho executado, reforçando a responsabilidade das partes envolvidas e ressaltando a importância do engajamento e da colaboração ao longo de toda a cadeia produtiva.

Os princípios do Lean Construction

A metodologia Lean traz alguns princípios e separamos os cinco básicos, que funcionam como um manual na execução dos projetos, são eles:

Redução das atividades que não agregam valor.

Não é à toa que a metodologia lean, na construção civil, é chamada de construção enxuta. Isso quer dizer eliminar tudo o que não necessário: reduzir o número de processos, otimizar os que são essenciais e eliminar os que não agregam valor ao projeto (repetidas). Com isto, é possível conhecer o fluxo da empresa, reduzir falhas e realizar substituições por métodos mais eficazes.

Elevar a percepção de valor, considerando as necessidades do cliente

Este princípio é um ponto chave contempla a importância de identificar claramente o que é valor para o cliente e assim conseguir atender suas necessidades. Vale tanto cliente externo, quanto o interno.

Esta é uma das formas mais eficazes de oferecer uma experiência positiva ao seu cliente, entregando exatamente o que ele precisa.

Reduzir a variabilidade

Variabilidade é a alteração decorrente da não padronização de um processo. Esta variabilidade pode ser muito nociva para a eficiência dentro da produção, reduzi-la, portanto, é fundamental para que seja mantido um padrão tanto financeiro quanto da execução das obras, conforme o planejamento, garantindo a qualidade e uniformidade do produto final.

Redução do tempo de ciclo/Otimizar o tempo

Neste princípio, o propósito é criar um ambiente mais produtivo, sem desperdícios. O tempo de ciclo é composto por todas as atividades relacionadas a produção: transporte, espera, processamento, inspeção etc. Ao reduzir esse tempo, a empresa se beneficia com a entrega mais rápida, facilidade de gestão e com um sistema de produção mais estável.

Aqui, o conceito Just in Time (JIT) é amplamente aplicado. O JIT pode ser traduzido como: produzir somente o necessário, no tempo necessário e quando necessário.

Simplificação das partes de um processo

Toda vez que a gente tem um processo com muitas partes ou etapas, ele se torna complexo, aumentando as atividades que não agregam valor, dificultando a gestão e até mesmo sua execução. Por isto, o mapeamento das atividades e simplificação dos processos é tão importante para a aplicação da filosofia lean nas obras.

Pensando em todos esses princípios e conceitos, fica muito claro com a construção industrializada consegue oferecer tantos benefícios às obras, já que se adere perfeitamente aos princípios do lean. Construção off-site a seco, modularização, padronização de processos e utilização do sistema BIM, são algumas características da industrialização que trazem um grande ganho de escala e fluidez operacional, resultando em obras mais ágeis e de melhor qualidade.

Quer conhecer todos os benefícios da industrialização para suas obras? Preencha o formulário abaixo e fale conosco:


Fontes: Ipog, Deloitte, Lean Blog, Teclive

Outras notícias

obras com mais sustentabilidade

Tecverde: nosso compromisso com os três pilares da sustentabilidade

17/04/2025
A busca por um futuro mais equilibrado e responsável passa inevitavelmente pela integração da sustentabilidade em todas as esferas da...
Abertura ENIC 100

Construção Industrializada: Ministro das Cidades anuncia avanços para o Minha Casa Minha Vida

09/04/2025
Durante a abertura da 100ª edição do Encontro Nacional da Indústria da Construção (ENIC), realizado de 08 a 11 de...
Tecverde e Makasí Debatem o Futuro do MCMV: Industrialização e Financiamento como Pilares para o Sucesso

Industrialização e Financiamento: a chave para escalar empreendimentos no Minha Casa Minha Vida

03/04/2025
O programa Minha Casa Minha Vida (MCMV) segue como um propulsor essencial do mercado imobiliário, oferecendo um cenário promissor de...
Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeiras

18º EBRAMEM (Encontro Brasileiro em Madeiras e em Estruturas de Madeiras): Sustentabilidade e inovação serão temas centrais

31/03/2025
O evento reúne pesquisadores e profissionais do Brasil e do exterior, interessados em ampliar seus conhecimentos e buscar novos parceiros...