Skip to main content

Bom momento da construção civil deixa mercado otimista

Fonte: Agência Dino

A construção civil brasileira vive um momento de otimismo. Muito disso puxado pela variação acumulada de 12 meses do volume de vendas de materiais de construção que, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia (IBGE), chegou a 2,9% nos últimos 12 meses.

Os últimos resultados publicados pelo IBGE referente ao setor perceberam uma boa relação dos custos médios e índices por áreas geográficas. Conforme a pasta, no Brasil, em setembro, este índice variou 13,11%, o que fez com que o preço por m² construído chegasse a R$ 999,96.

Para Bruno Marciano, sócio e diretor-comercial da Projelet, empresa em inteligência na engenharia de instalações e modelagem BIM no segmento da construção civil, este cenário é uma demanda decorrente. Para o gestor, o Brasil se recupera de uma baixa de demanda no setor somado a uma valorização do produto.

“Acredito que o déficit habitacional no país, somado ao aumento da demanda, a diminuição da oferta e o valor que o consumidor passou a atribuir a moradia e ao mesmo tempo a taxa de juros ainda atrativa, são fatores que explicam o cenário de alta no segmento da construção civil. Então o mercado da construção civil aquecido acarreta por consequência um aquecimento no mercado de projetos, que é um dos agentes fundamentais desta indústria”, explica.

A mão de obra também teve sua valorização gradativa ao longo deste ano. Ainda de acordo com o IBGE, em abril deste ano, o número-índice do custo médio por m² da mão de obra foi de 983,53. Já ao final de setembro, esse indicativo chegou a 1.056,09.

“Ainda que valorizada, com o acirramento do mercado, a busca pela mão de obra se torna cada vez mais competitiva. “Além da necessidade de se ter excelência ao contratar, precisamos estar sempre na zona de desafio, para proporcionar salários compatíveis com o mercado e ao mesmo tempo promover um ambiente de trabalho favorável para a retenção do nosso time, que é o que temos de mais precioso. Para isso, investimos pesadamente no setor de Recursos Humanos, que aqui na Projelet chamamos de Setor de Cuidar de Gente”, ensina o sócio da Projelet.

Outras notícias

Presidente do CREA/PR destaca qualidade e inovação do Projeto Moradias da Itaipu Binacional

16/06/2025
Na Tecverde, temos o orgulho de estar à frente de projetos que não apenas constroem casas, mas também moldam o...

Tecverde inicia obras da segunda fase do projeto moradias em Foz do Iguaçu

01/06/2025
A Tecverde, líder em construção industrializada e sustentável no Brasil, anuncia o início da terraplanagem e preparação do terreno para...
Residencia egon pudell woos frame

Entrega da Segunda Fase do Loteamento Egon Pudell em Toledo (PR)

17/05/2025
Na última quinta-feira (15), a Tecverde participou da cerimônia de entrega da segunda fase do Loteamento Egon Pudell, localizado em...
Minha Casa Minha Vida Faixa 4: expansão, crédito e novas demandas

Minha Casa Minha Vida Faixa 4: expansão, crédito e novas demandas

12/05/2025
O déficit habitacional da classe média brasileira sempre representou uma lacuna estratégica para o setor da construção civil. Com a...