Skip to main content

LGPD requer mudança de cultura no mercado imobiliário, diz CBIC

Fonte: Agencia CBIC

A Câmara Brasileira da Indústria da Construção (CBIC) apresentou no ultimo dia 22 de abril, durante o ‘Quintas da CBIC’, uma discussão sobre a Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD) e o mercado imobiliário.

Na avaliação de Fernando Guedes, presidente da Comissão de Política de Relações Trabalhistas (CPRT) da CBIC, dois conceitos merecem especial atenção: transparência, ou seja, como os dados dos clientes – pessoa física – serão usados, e segurança dos dados, isto é, como serão armazenados, evitando vazamentos.

Durante a live, o expositor Felippe Borring, defensor público do estado do Rio de Janeiro e especialista em LGPD, abordou alguns dos possíveis problemas que as empresas podem enfrentar com a nova Lei, entre os quais a sobreposição de normas.

O especialista alertou que é importante observar, por exemplo, o texto do Código de Defesa do Consumidor e o da Lei Geral de Proteção de Dados, pois em alguns pontos dessas normas existem diferenças que podem levar a atritos e divergências nos tribunais.

No evento online, foi apresentado um case da Base Incorporações. O diretor Roberto Botelho contou que está em processo de implementação da LGPD na empresa. “Foram criados novos procedimentos, inclusive houve mudança no tipo de informações que são coletadas dos clientes.”

Botelho lembrou que o tratamento de dados tem de ser levado a sério. É preciso investir em controles como rastreabilidade de dados, definir o tempo que a empresa pode ficar com os dados do cliente – geralmente o prazo é de cinco anos – e até como apagá-los.

O Quintas da CBIC também debateu a forma como o corretor de imóveis coleta os dados de possíveis clientes. “É importante que não sejam mais solicitados dados desnecessários e sensíveis, sem pertinência com o negócio que está sendo realizado”, reforçou Borring.

Para o presidente do Conselho Jurídico (Conjur) da CBIC, José Carlos Gama, a LGPD busca proteger a privacidade das pessoas físicas e evitar os abusos. Gama lembrou que é muito importante que as empresas trabalhem preventivamente, leiam profundamente a lei, mapeiem processos internos e externos para saber quais dados são coletados, quem os trata e com qual finalidade. “Dados pessoais virou o novo petróleo”, disse.

BIG DATA no mercado imobiliário

Segundo divulgado no site da empresa Saphari, especialista em Business Analytics, a empresa Deloitte, líder em consultoria e auditoria empresarial no Brasil e no mundo, divulgou um relatório com as principais tendências do mercado imobiliário para os próximos anos e, sim, a gestão de dados com Business Analytics foi um dos destaques.

Quando olhamos para o mercado, é inegável que as melhores decisões vêm com base em análise de dados bem estruturados e seguros, de acordo com o proposto pela LGPD. A pesquisa e o investimento em tecnologias para análises de dados, são o futuro das decisões empresariais e não devem ser ignoradas pelos empresários.

Especificamente para o mercado imobiliário, segundo dados do Imobi Report, empresas como MRVQuintoAndar e RNI já estão incorporando esta cultura de dados em seus processos de informações e tomadas de decisões empresariais. 

Saiba mais: 
>> Nova LGPD e seus impactos no mercado imobiliário

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...