Skip to main content

3 Benefícios do uso de tecnologia industrializada off-site na construção civil

Inovações tecnológicas na construção civil são grandes aliadas desde a concepção de um projeto até a entrega da obra. Quanto mais otimizado e avançado for o sistema construtivo, melhores serão os processos de execução e o resultado final. Novas tecnologias significam, ainda, maior precisão no uso de equipamentos, insumos e mão de obra, além de um alto controle de qualidade. Acompanhe a leitura do texto e veja alguns exemplos de benefícios que a construção industrializada pode oferecer ao mercado.

 

1 – Economia de tempo

Veja bem, se tempo é dinheiro, é mais vantajoso executar uma obra em um período menor, não é mesmo? Essa é uma das principais contribuições de um sistema construtivo industrializado. Utilizar uma tecnologia mais avançada permite que as obras sejam entregues em menos tempo, o que significa, por si só, uma grande diferença em relação ao sistema de construção convencional, não é mesmo?

Além disso, a industrialização no processo construtivo garante que uma grande parte das etapas sejam realizadas em uma escala fabril, ou seja, o que no sistema convencional seria feito diretamente no canteiro de obras, no método industrializado pode ser feito dentro de uma fábrica.

 

2 – Maior produtividade

Considerando um projeto de construção civil com centenas de unidades habitacionais, por exemplo, a economia de tempo já representa um fator bastante importante, correto? E isso também influencia em maior produtividade em todas as etapas desse processo!

Mas vale dizer que não é apenas a economia de tempo que resulta em mais produtividade para as obras que utilizam o método industrializado. Existe um conjunto de fatores que torna possível essa alta produtividade. Abaixo, destacamos alguns:

 

▶ Prazos mais assertivos

▶ Orçamentos controlados

▶ Menos desperdício

▶ Mais economia

▶ Controle de qualidade

 

3 – Redução de custos indiretos

Outro diferencial promovido pelas novas tecnologias na construção civil é a possibilidade de reduzir custos indiretos de obra. Como exemplo disso, a construção industrializada off-site otimiza o número de pessoal alocado no canteiro, o que caracteriza, ao mesmo tempo, uma vantagem econômica e, ao mesmo tempo, a redução do risco de acidentes de trabalho.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela HSE Statistics, os acidentes na construção civil convencional são 5 vezes maiores do que na construção industrializada.

Em resumo, a construção industrializada permite que mais etapas sejam realizadas ao mesmo tempo, com uma maior redução de custos administrativos de obra (custos indiretos), em um processo que possibilita construções em maior escala.

 

Conclusão

Neste conteúdo, destacamos alguns dos principais benefícios que resultam dos avanços tecnológicos na construção civil: Economia de tempo, maior produtividade e redução de custos indiretos. A tecnologia Tecverde possui todas as vantagens listadas acima, e é focada em manter a eficiência e alto desempenho em cada etapa do processo de construção. Se você deseja levar essa tecnologia inovadora para as suas obras, preencha o formulário abaixo:

Outras notícias

Descarbonização mobiliza setor de construção do país

03/08/2022
A necessidade de diminuir as emissões de carbono da construção civil tem mobilizado entidades de classe, iniciativa privada e representantes...

Metaverso: quais as novidades para o mercado imobiliário

02/08/2022
Metaverso é um espaço virtual que proporciona ao usuário uma experiência de imersão em um ambiente multidimensional, no qual as pessoas podem...

Empresa lança projeto de casa de madeira que pode ser construída em 1 dia

01/08/2022
(Tecverde na Mídia) Fonte: Construção Latino Americana A Tecverde lança agora as casas make to order, ou seja, sob encomenda,...
Construção Civil

Setor da construção civil tem previsão de crescimento acima do esperado em 2022

01/08/2022
O setor de construção civil deve ser um dos segmentos que irão crescer em 2022. É o que prevê a...