Skip to main content

3 Benefícios do uso de tecnologia industrializada off-site na construção civil

Cada vez mais a necessidade de entregar empreendimentos de forma mais rápida e eficiente se torna iminente. Com isto, os processos da construção civil passam por constantes mudanças que atingem todo o ciclo: do projeto a entrega da obra. Uma das tendências mais apontadas para o setor é a ampliação do uso da metodologia off-site, que já vem sendo empregada pela Tecverde, desde 2009.

Com este sistema, além da otimização dos processos e redução no prazo de obra, existem importantes ganhos de produtividade, sustentabilidade e na redução de custos.

Acompanhe a leitura do texto e veja alguns exemplos de benefícios que a construção off-site oferece ao mercado.

1 – Economia de tempo e Custos

Veja bem, se tempo é dinheiro, é mais vantajoso executar uma obra em um período menor, não é mesmo? Essa é uma das principais contribuições de um sistema construtivo industrializado off-site. Utilizar uma tecnologia mais avançada permite que as obras sejam entregues em menos tempo, o que significa, por si só, uma grande diferença em relação ao sistema de construção convencional, não é mesmo? Com isso, além da redução expressiva nos custos administrativos de obra e mobilização de canteiro, ainda conseguimos reduzir a incidência da inflação por tempo de obra. 

O principal fator que permite esta agilidade é a industrialização no processo construtivo, em que aproximadamente 70% das etapas estão alocadas em ambiente fabril, ou seja, o que no sistema convencional seria feito diretamente no canteiro de obras, no método industrializado pode ser feito dentro de uma fábrica. A edificação chega ao canteiro de obras dividida em painéis, já prontos, que são montados como “peças de Lego”.  Em resumo, a construção industrializada permite que mais etapas sejam realizadas ao mesmo tempo, com uma maior redução de custos administrativos de obra (custos indiretos), em um processo que possibilita construções em maior escala.

Outro ponto a ser observado, é que neste sistema, a maior parte da equipe de produção fica alocada na fábrica, ao invés de estar no canteiro. Na Tecverde, por exemplo, para a montagem de uma residência em apenas um dia, são necessárias seis pessoas no canteiro de obras. Isto assegura, ao mesmo tempo, uma vantagem econômica e a redução do risco de acidentes de trabalho, proporcionando um ambiente mais seguro para os trabalhadores.

Para se ter uma ideia, segundo uma pesquisa realizada pela HSE Statistics, os acidentes na construção civil convencional são 5 vezes maiores do que na construção off-site.

2 – Maior produtividade

Considerando um projeto de construção civil com centenas de unidades habitacionais, por exemplo, a economia de tempo já representa um fator bastante importante, correto? E isso também influencia em maior produtividade em todas as etapas desse processo!

Mas vale dizer que não é apenas a economia de tempo que resulta em mais produtividade para as obras que utilizam o método off-site. Existe um conjunto de fatores que torna possível essa alta produtividade. Abaixo, destacamos alguns:

▶ Prazos mais assertivos

▶ Orçamentos controlados

▶ Menos desperdício

▶ Mais economia

▶ Controle de qualidade

3 – Sustentabilidade

Como falar da construção off-site sem mencionar a sustentabilidade?

Os métodos construtivos industrializados off-site são muito mais sustentáveis do que as construções tradicionais. Isto acontece principalmente pela maior previsibilidade no uso de materiais, a redução de desperdícios e o controle de qualidade. Além disso, este modelo é mais receptivo aos materiais ecológicos, como acontece aqui na Tecverde, em que a maior parte dos nossos empreendimentos é realizada em light wood framing, com uso de madeira plantada. Considerado neutro em carbono, este tipo de plantio absorve previamente o carbono que será emitido ao longo do seu ciclo de vida, não variando o balanço final de carbono na atmosfera. 

A industrialização off-site em wood frame também é considerada um processo de construção a seco (ou sistema CES: Construção Energitérmica Sustentável), já que dispensa o uso de água no processo construtivo. Nesta metodologia é possível economizar mais de 50% no uso da água, segundo dados do Sebrae.

Além disso, a fabricação fora do canteiro de obras gera menos resíduos e favorece o uso racional de matérias-primas. Por fim, por ser um sistema leve o wood frame promove um canteiro de obras de baixo impacto ambiental e com reuso de materiais.

Esses fatores tornam a construção off-site uma maneira mais consciente e sustentável de executar projetos.

Como pensar na industrialização para minha obra?

Uma obra pode apresentar diferentes níveis de industrialização em função da concepção do projeto e a execução. Mas via de regra, uma obra é considerada industrializada quando utiliza sistema estrutural e paredes produzidos em um ambiente fabril.

No processo Tecverde, nós conseguimos tanto adequar um projeto para a tecnologia, como também fornecer um de nossos projetos padrão ao cliente, o que traz ainda mais otimização e eficiência na produção, uma vez que nossos projetos são pensados para aproveitar o máximo da produção industrializada. Hoje, com a plataforma 1.0, por exemplo, conseguimos industrializar até 85% dos processos de obra.

Quer saber como levar levar essa tecnologia inovadora para as suas obras, preencha o formulário abaixo:


Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...