Skip to main content

Construção Industrializada para Habitações de Interesse Social

Um levantamento da Fundação João Pinheiro estima que o país apresenta um déficit habitacional de 5,8 milhões de moradias e, segundo o Presidente da Abrainc, Luiz França, a necessidade habitacional adicional futura chega a 11 milhões de imóveis para os próximos dez anos.

O grande desafio não só para as construtoras que desenvolvem projetos para o programa Minha Casa Minha Vida, mas para todas as esferas governamentais, atuantes no desenvolvimento urbano e social, é de como trabalhar para a redução desse déficit, proporcionando moradias dignas para a população.

Neste cenário, é impossível não pensarmos na construção industrializada como protagonista na melhoria das obras das Habitações de Interesse Social (HIS) já que a industrialização possibilita mais velocidade de execução das obras, trazendo mais agilidade na entrega do empreendimento e acelerando o acesso a moradias, com um alto padrão de qualidade.

A industrialização da construção civil vem como – além de uma tendência no setor – a resposta mais rápida para viabilizar empreendimentos de habitação social e econômica, uma vez que os sistemas industrializados possuem intrínsecos a sua operação a agilidade de produção, controle de qualidade superior, velocidade na montagem e padronização de projetos.

Residencial Jácomo Violin | Parceria entre Prefeitura de Londrina, COHAB-LD e Tecverde

Produzidos em fábrica, em linha de produção, os componentes das residências chegam prontos para montagem no canteiro de obras, possibilitando a entrega até quatro vezes mais rápida que os sistemas convencionais, utilizados no Brasil.

Ainda, com a produção em escala é possível a redução de custos indiretos de obra e também dos custos variáveis no orçamento da construção. Como o sistema é produzido em fábrica, de forma padronizada, o orçamento é mais assertivo, não sendo tão impactado com a oscilação de preços de materiais de construção, o que favorece o compliance na administração e gestão de contratos, principalmente nos casos das obras públicas.

Em relação a sustentabilidade, a industrialização também traz inúmeros benefícios. Redução no uso da água, na geração de resíduos e na emissão de gases poluentes, são alguns deles.

Obras mais rápidas, mais sustentáveis e com um padrão de qualidade superior são apenas algumas das vantagens que a construção industrializada pode trazer para a população brasileira. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

Saiba mais:
>> Os benefícios do wood frame para a construção civil Brasileira

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...