Skip to main content

Como são as paredes da Tecverde?

A Tecverde trouxe para o Brasil um método construtivo inovador, bastante industrializado, sem desperdício e retrabalho. Foram feitos diversos ajustes na tecnologia que veio da Alemanha, adaptando-a para os costumes brasileiros.

As paredes da Tecverde são formadas por quadros estruturais de peças de madeira serrada do tipo Pinus e autoclavadas (através de autoclavagem é possível impregnar profundamente a madeira com produtos inseticidas e fungicidas de ação comprovada, protegendo-a contra o apodrecimento, o cupim e outros agentes biológicos de deterioração). O fechamento das paredes é realizado em chapas de OSB e revestidas com placas cimentícias para as paredes externas, com tratamento de juntas aparentes ou dissimuladas. Já nas paredes internas, as chapas de OSB são revestidas com chapas de gesso acartonada.

Paredes Tecverde

Nossas paredes externas possuem aproximadamente 20cm de espessura. Elas são compostas por quadros estruturais de madeira, chapas de OSB com 9,5mm de espessura nas duas faces, uma placa cimentícia de 8mm e textura acrílica com 3mm de espessura.

Paredes externas | Tecverde

Já as paredes internas possuem aproximadamente 16 cm, e o que as diferencia das paredes externas é que nelas a placa cimentícia é substituída por chapas de gesso. Estas chapas e os revestimentos internos são executados após montagem final das paredes e da cobertura, permitindo otimização de acabamentos, revestimentos cerâmicos, acabamento externo de argamassa e pintura acrílica texturizada.

Paredes internas | Tecverde

O processo de produção dos painéis de parede é executado na nossa fábrica em Araucária na linha de produção, armazenados e transportados à obra. Todas as paredes produzidas aqui são identificadas para rastreabilidade e indicar o posicionamento na montagem em obra.

Além disto, vale lembrar que todas as paredes são previamente inspecionadas, garantindo conformidade de projeto e requisitos estabelecidos nos procedimentos de controle da qualidade. Mantemos diversos controles necessários para a qualidade do processo de produção das nossas paredes por meio de instruções de trabalho. Estas instruções contemplam critérios de avaliação para os principais materiais e componentes (peças de madeira serrada autoclavada, chapas de OSB, chapas de gesso, placas cimentícias, etc). Analisamos e realizamos controles de teor de umidade e existência de anomalias, como nós, veios, vazios, resistência à flexão, e inchamento além dos ensaios periódicos de verificação realizados por laboratório externos.

Outro ponto relevante, e que nos permite ter ainda mais velocidade e qualidade na montagem de nossas unidades habitacionais, é o fato de que as esquadrias são instaladas em fábrica. Os vãos de janelas e portas são cortados de acordo com os projetos na linha de produção em fábrica e recebem contramarco em alumínio fixado por meio de parafusos metálicos. A vedação entre contramarco e o quadro estrutural da parede é feita com fita selante adesiva acrílica, e na parte inferior do contramarco é colocada uma pingadeira em alumínio, além da vedação que é aplicada em todo contorno externo, evitando, assim, qualquer infiltração.

Além das janelas, outro diferencial na produção das nossas paredes são os “kits hidráulicos” (ramais de distribuição de água de abastecimento) embutidos nas paredes hidráulicas e fixados à estrutura interna da parede por meio de braçadeiras e/ou fitas metálicas parafusadas. O mesmo ocorre com as instalações elétricas e de telefonia que correm internamente às paredes, entrepiso e forros e são realizadas por meio de conduítes plásticos corrugados fixados com auxílio de braçadeiras e/ou fitas metálicas.

Terminando todo este processo, nossas paredes são transportadas por meio de caminhões equipados com guindastes para o canteiro de obra, sendo o descarregamento realizado conforme plano de montagem estabelecido para cada empreendimento.

Veja mais no vídeo:

Outras notícias

Tecverde conquista o Prêmio Inovainfra pelo Segundo Ano Consecutivo

10/04/2024
Hoje, temos o prazer de compartilhar uma notícia muito especial: Pelo segundo ano consecutivo, a Tecverde recebeu o Prêmio Inovainfra,...

Diálogos da Construção: entrevista com CEO da Tecverde

04/04/2024
Quer ficar por dentro das últimas tendências na construção civil? Não perca a edição desta semana do programa Diálogos com...

Aplicação do BIM ajuda a reduzir custos e da pegada de carbono

04/04/2024
Fonte: Agencia CBIC Fazer um mapeamento de cada item e procedimento de uma construção pode trazer resultados positivos na redução...

ENIC debate impacto da reforma tributária na industrialização da construção

03/04/2024
Fonte: Agência CBIC A reforma tributária emerge como um ponto central de discussão na necessidade atual da indústria da construção...